"Um dos melhores softwares para animação em 3D existente no mercado!"
Por Kellyton Fernando Moreira
Atualizado em 14/06/24
2 minutos de leitura
3ds Max é um conjunto de ferramentas de modelagem, animação e renderização tridimensional que pode ser usado por desenvolvedores de videogame, de comerciais para televisão, estúdios de visualização de arquitetura ou para pré-visualização de efeitos em filmes. Ele é considerado um dos principais aplicativos proprietários para geração de cenas 3D.
Em 3Ds max existe a opcão chamada de motion capture para animação, que usa uma fonte externa de movimento. Além das ferramentas nativas, ele suporta também plug-ins que permitem animações fisicamente realistas simulando gravidade, colisões, explosões, vento, propulsões, forças rotativas etc.
Além de ferramentas de modelagem e animação, a versão mais recente do programa também conta com renderização de imagens graficamente construídas em ambientes 3D avançados. O programa consegue fazer uma simulação dinâmica, possui sistemas de partículas e efeitos de iluminação. Sua interface é intuitiva e totalmente personalizável, e possui sua própria linguagem do tipo script.
Para a modelagem de polígonos o programa consegue realizar um controle muito específico sobre eles individualmente, permitindo a otimização extrema. O modelador pode usar para isso ferramentas como o “extrude” e “bevel”, para depois acrescentar e aprimorar os detalhes no modelo. Os modos de modelagem são: Edit Poly, Edit Mesh , Edit Path e NURBS.
Caso o modelador queira, podem ser usado “modifiers” (modificadores) os quais podem provir de plug-ins. A extensão nativa dos arquivos produzidos pelo 3ds Max é o .MAX., suportado por vários programas de modelagem 3D. Na geração de superfícies NURBS, o programa consegue intercambiar arquivos com as principais extensões .3DS, .DXF, .DWG, entre outros.
Se você pretende projetar formas de carros ou casco de navios, por exemplo, o NURBS é matematicamente exato para representação de superfícies, por isso o mais indicado. Estas formas poderão ser exatamente reproduzidas em qualquer tamanho. O usuário poderá modelar objetos com formas suaves facilmente.
Já a renderização pode ser feita em apenas um “frame” (fotograma). Muito útil quando se pretende modelar imagens estáticas, por exemplo, ou em vários fotogramas no caso de vídeos. A geração é feita em alta qualidade, com luzes puntiformes, sombras, transparências, reflexões, refrações, SSS etc.
O programa vem com renderizadores inclusos, o Default Scanline Render e o MentalRay, sendo o último um dos mais completos existentes. A diferença é que os renderizadores no 3ds Max são plug-ins, ao invés de programas separados. Com estes plug-ins, o usuário conseguirá criar imagens fotorealísticas, simulações, cenários internos e extenos, dentre outros ambientes.
Caso queira rendenizar algo mais elaborado, o programa pede um processador com boa velocidade instalado em seu PC. Quanto mais detalhes e melhor for a configuração predefinida pelo usuário na cena, mais demorado é o processo de rendenização. Se for uma animação com vários frames, por exemplo, a renderização em fotograma pode demorar várias horas.
Para usar o software 3ds Max é necessário ter um pouco de conhecimento em programação, pois quase tudo é feito através dos plug-ins, inclusive os objetos básicos, como esfera, cubo, prismas, etc. O MAXScript é uma linguagem de script embutida, e pode ser usado para automatizar tarefas repetitivas, desenvolver novas ferramentas e interfaces de usuário, dentre outras tarefas.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...