Por Romulo Vercosa
Atualizado em 15/06/24
2 minutos de leitura
Mesmo sem saber, é comum termos diversos arquivos duplicados no PC. Com as músicas isso é ainda mais comum, principalmente se você é desses apaixonados por uma boa canção. Então o que fazer para evitar os arquivos duplicados, economizando espaço na memória? Uma solução bem simples é o programa dupeGuru Music Edition para Mac.
Embora mais pareça um gerenciador de arquivos, o que o dupeGuru Music Edition para Mac é mágica! Por meio dele é possível varrer o computador em busca de arquivos de música duplicados que eventualmente estão espalhados em diversas pastas. Talvez seja uma boa idéia preocupar-se mais com a organização da sua biblioteca multimídia.
O programa tem suporte para as principais extensões disponíveis na rede – MP3, WMA, AAC, OGG, FLAC e variações – de modo que você não precisa se preocupar com a compatibilidade de seus arquivos. No caso de um extensão que o dupeGuru Music Edition para Mac não seja capaz de ler, recomendamos converte-la para um dos formatos mencionados. Uma forma eficaz de fazer isto é com os programas de conversão disponíveis aqui no ZIGG.
Uma vez instalado, clique sobre o ícone do dupeGuru duas vezes para abrir sua janela principal. Nela é preciso escolher a pasta em que a verificação será realizada e logo em seguida clicar no botão Scan. Usando os comandos “-” (subtração) e “+” (adição) no rodapé, você pode incluir ou retirar pastas. Agora basta aguardar alguns instantes até o fim do processo para que os resultados sejam exibidos.
A lista mostra o nome do arquivo duplicado (Filename), sua localização (Folder), tamanho (Size), tempo de duração (Time), Bitrate e Match. Importante esclarecer que os arquivos mostrados são os mais recentes, de modo que os anteriores são preservados, podendo então deletar os aqui exibidos sem medo de perder os originais.
Uma propriedade interessante deste programa é que, diferente de outras ferramentas semelhantes, ele não leva em consideração apenas o nome do arquivo – que no caso das músicas, estão quase sempre incompletos ou alterados – mas sim uma série de algoritmos de pesquisa. Estas configurações estão predefinidas, embora seja possível alterá-las.
Clique na opção Preferences e redefina algumas delas da maneira que achar conveniente. Todas as opções estão em inglês e recomenda-se ao usuário um domínio mínimo do vocabulário da língua, pois caso contrário, tais alterações podem comprometer o resultado final de uma maneira negativa.
É claro que sempre existe a possibilidade de alterar o idioma do programa no campo Languages.
Isto é, se você for melhor no francês do que no inglês, pois são estas as duas únicas línguas de suporte. Apesar destes pequenos inconvenientes, dupeGuru Music Edition para Mac mostra-se uma ferramenta de grande ajuda para músicos profissionais ou para os fãs da boa música e que buscam um forma rápida de manter sua playlist organizada.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...