"Fique por dentro do mundo mobile e descubra o que é Android e suas vantagens sobre o iPhone."
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleAndroid é um sistema operacional baseado em Linux muito usado em dispositivos móveis como smartphones e tablets. Ao contrário do que muita gente pensa, o Android não é o aparelho em si (hardware), mas o sistema usado (software).
A diferença é que o Android é específico para dispositivos móveis. Ele é semelhante à outros sistemas como iOS (iPhone/iPad), Windows Phone (Microsoft), Symbian (Nokia) e BlackBerry OS ( BlackBerry).
Imagine um computador com sistema Windows: Se a máquina é o celular, o Windows equivale ao Android. Desta forma, o Android é o grande responsável por gerenciar todas as funções do aparelho como as chamadas, as configurações do sistema e aplicativos.
Desenvolvido por um grupo de empresas lideradas pelo Google, o sistema possui entre suas vantagens a integração com os diversos serviços da empresa, como Gmail, Youtube, Drive, Play Store, Chrome, Google+, GTalk e Mapas.
A Google Play Store é a loja virtual de aplicativos para Android. Nela usuário do sistema encontra uma vasta quantidade de conteúdo digital como músicas, filmes, livros, jogos e aplicativos para Android.
Todo aparelho com o sistema já possui um programa para baixar app Android. Chamado Play Store – antigo Android Market – o aplicativo permite baixar aplicativos para celulares android por meio do próprio dispositivo ou pelo computador.
O usuário precisa de uma conta Google para permitir a sincronização entre a loja e o seu aparelho. O procedimento é bem simples, mas se mesmo assim você ainda tem dúvidas sobre como instalar apps android clique neste link e confira nosso tutorial detalhado.
O Android esta presente em aparelhos de diversas marcas como Samsung, Morotola, Sony, HTC e LG. Em cada aparelho, o sistema é levemente alterado para refletir a proposta do dispositivo ante seus consumidores.
Processadores e memória são o carro chefe dos celulares da Samsung e HTC. Já os modelos recentes da linha Galaxy – como o Grand Duos e Galaxy S4 – se destacam pelo design elegante e funções específicas, muitas delas baseadas em movimentos simples e aproveitando a sensibilidade da tela.
Mas nem só de Galaxy vive o Android. O Motorola Razr i utiliza um processador Intel Atom Z2460, primo daqueles que eram usados nos netbooks. Outro atrativo é o preço, mais barato do que os tops de linhas de suas concorrentes.
Já o Xperia S, da Sony, se diferencia dos outros aparelhos da mesma linha, por não ser voltado para jogos. Ao invés disto, o Xperia S é voltado para quem gosta de ficar conectado e interagir com seus amigos nas redes sociais como Twitter e Facebook.
O Android é um sistema de código aberto. Isto significa que qualquer desenvolvedor pode produzir modificações ou criar aplicativos. O número de aplicativos disponíveis na Play Store chega a quase 1 milhão, entre grátis e pagos, muitos deles criados por desenvolvedores independentes.
Na loja virtual do Android é possível encontrar aplicativos divididos em diversas categorias. São ferramentas para comunicação (Skype, ChatOn, WhatsApp), internet (Chrome, Facebook, Twitter), gerenciadores de arquivos (Drive, Evernote, Cloud Print) e jogos, muitos jogos!
Tamanha diversidade não chega sem um porém. Alguns destes apps são de qualidade duvidosa, alguns até incompatíveis com os aparelhos no qual são instalados. Por isso a avaliação dos usuário no serviço é tão importante, servindo de parâmetro antes de baixar uma ferramenta desconhecida.
Entre os sistemas para dispositivos móveis, o Android é aquele com maior número de ferramentas para personalização. Tudo no aparelho pode ser customizado: tela de descanso, tela inicial e aplicativos.
O uso de Widgets é outro bom exemplo. O usuário pode aplicá-los na tela inicial, em tamanhos e quantidades variadas, criando links de acesso rápido até mesmo para aplicações que dependem de link com a Web.
Diversas funções também são personalizáveis. Os modos de sensibilidade permitem executar ações comuns por meio de movimentos manuais (S3, Razr i) ou mesmo visuais, baseados no movimentos dos olhos (S4).
O Android é atualizado com certa frequencia, o que garante a integridade do sistema. O problema é a forma como tais atualizações são disponibilizadas aos usuários. Diferente de outros sistemas móveis, as atualizações são liberadas de acordo com as necessidades de cada fabricante.
Isto acaba por obrigar o usuário a procurar alternativas para atualizar o aparelho, muitas vezes de forma manual. Recorrer a tutoriais na internet é o meio mais comum, o que pode gerar erros durante a atualização e assim comprometer o sistema, causando danos irrevestíveis não apenas ao SO, mas também ao aparelho.
A plataforma Android é hoje aquela que apresenta a maior quantidade de vírus e malwares. Pesquisa realizada pela AV-Teste constatou que 14% dos antivírus para Android não detectam ameaças. Significa que dos 41 antivírus testados, seis não são capazes de discernir entre um App seguro e outro contendo um malware.
Os dados são preocupantes, ainda mais quando se verifica que dos 35 restantes, apenas sete foram capaz de detectar ameaças com precisão – obtendo um desempenho superior à 90%. São eles o Avast, F-Secure, Zoner.
Para os que desejam saber o que é iPhone, preparamos uma pequena matéria focando nas vantagens e desvantagens do sistema da Apple e, logo abaixo, você pode conferir uma pequena tabela com as características positivas e negativas de cada um destes sistemas operacionais.
Sem resultados
Reset