Facebook pode lançar seu próprio assistente virtual

"M, vinculado ao Messenger, pode ser a resposta do Facebook à Cortana e Siri."

4ae73c9
Por Virgilio Mastrangelo
26 ago, 2015

0

Aggregate score based on 0 reviews

Facebook pode lançar seu próprio assistente virtual

Pensando numa unidade de plataformas e num sistema mais abrangente que amplie a quantidade de usuários com múltiplos dispositivos, o Facebook começou a testar M, um assistente virtual que pode posar uma serie concorrência às rivais Siri e Cortana.

Num primeiro momento, não se trata de um software propriamente dito, que decodifica e interpreta comandos de uma pessoa em sua plataforma. O M é um hibrido robô-humano que pode tratar dos seus assuntos de maneira autônoma, respondendo às suas requisições abrindo outros aplicativos ou usando a engenhosidade de um assistente humano para surpreende-lo com ações inesperadas.

Como o M funciona

Sem precisar de um app à parte, um único botão disponível na parte inferior do Messenger ativaria o assistente, num método semelhante ao usado no Google Now e Siri. Bastaria então digitar o que você deseja para que a plataforma analise sua requisição e responda em poucos instantes.

Um grupo selecionado nos EUA está realizando testes diariamente para adicionar mais e mais padrões de comportamento ao M, permitindo assim que ele aprenda a interagir e se comportar como um ser humano, algo impossível aos autuais assistente virtuais no mercado.

De certo modo, M poderia ser o início de uma inteligência artificial personalizável às necessidades de cada usuário. Segundo David Marcus, Vice-Presidente de Produtos de Mensagens no Facebook, por enquanto a vantagem do M reside em não ser possível saber se você está sendo auxiliado por um robô ou um ser humano, tornando a experiência com o aplicativo atípica e imprevisível, no bom sentido.

artigo a867f2d3c91a5ad7b0feb460c6d1d3f1 1 81 OrzVNO2

Lançamento do assistente vitual do Facebook

Por enquanto não há uma data de lançamento oficial desse produto, já que a fase de testes ainda tem muito a aprender sobre o comportamento dos usuários. Isso se deve ao fato do M por hora não ser alimentado com os perfis de seus usuários, não podendo dessa maneira “ler” suas preferencias previamente para não fazer sugestões direcionadas.

Nada impede que isso não possa acontecer no futuro, Marcus deixa a entender, o que permitiria que seu assistente pudesse conhecer seu usuário melhor do ele mesmo e responder às suas solicitações de maneiras muito mais pessoais.

Potencial de novos negócios

Um dado interessante coletado desde já é que, através do M, muito usuário tem utilizado o aplicativo do Messenger para solicitar cancelamentos de serviços, como TV a Cabo. Assim, M passaria por todo o árduo e tedioso trabalho de responder às perguntas automatizadas e períodos de espera em ligações e repassar as chamadas a você quando sua vez de ser atendido chegar.

Isso é um indicativo importante para a possibilidade de novos empreendimentos online usando aplicativos de Chat potencializados com inteligências artificias como o M, permitindo que, enfim, assistentes virtuais façam jus aos seus nomes.

Categorias

Comentários