Por Romulo Vercosa
Atualizado em 15/06/24
1 minuto de leitura
Sintel é talvez a iniciativa mais interessante que já apareceu na animação nos últimos anos. Enquanto Pixar, DreamWorks e outras grandes empresas conquistam os grandes mercados com suas animações milionárias, um pequeno grupo de artistas independentes fez o que parecia impossível, criou uma das mais belas animações da atualidade com o mínimo de recursos e que em nada deve para os seus primos ricos de Hollywood.
Mas a animação – feita toda em Blender – não é a única coisa que chama a atenção. O que realmente surpreende é a proposta. Sintel foi desenvolvido com o objetivo de ser um opne-movie – filmes sob a licença Creative Commons, onde todos os modelos e recursos podem ser utilizados por outros modeladores e artistas. Significa que se você trabalha com criação de animações, pode usar os dados fornecidos pelos criadores do filme, para sua própria criação.
Na história, que tem por volta de 14 minutos, vemos a batalha de uma jovem em meio as estepes geladas. Ela foge de um caçador que parece querer matá-lo a todo custo. Em seguida descobrimos que a jovem faz amizade com um pequeno dragão – que terá papel importante na história. Num determinado momento, em meio ao vôo com outros de sua espécie, o pequeno dragão apelidado de Scales é capturado por um dragão ainda maior.
Temendo pela vida do amigo, Sintel parte numa jornada por várias terras até encontrar pistas que possam levá-la ao paradeiro de Scales. Não contaremos o final para não estragar a história, mas trata-se de um conto muito bonito com uma reviravolta surpreendente. Sintel esta disponível para download, com legendas em vários idiomas, inclusive o português.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...