Por Romulo Vercosa
Atualizado em 15/06/24
1 minuto de leitura
Não é raro que programas feitos para a plataforma Linux ganhem versões para Windows. É o caso do Jokosher, um editor de áudio simples, mas poderoso, voltado para a gravação de instrumento. Ele faz certo sucesso no sistema original e agora chega no SO da Microsoft disposto a brigar com os maiores aplicativos do gênero.
Bom, se a intenção inicial era essa, o Jokosher ainda terá muito tempo para se aperfeiçoar. Não que o programa seja ruim, ao contrário é cumpre bem as funções pras quais foi criado. Mas comparado com aplicações semelhantes ele deixa um pouco a desejar. Começa pelo tamanho, a versão Windows possui 20MB, enquanto a Linux não chega a 2MB.
Considerando que editores de áudio para Windows existem aos montes – em tamanhos variados – é difícil imaginar que o Jokosher possa bater de frente com oponentes mais leves e completos. Em todo o caso, se você tiver curiosidade de baixar a aplicação, não sairá decepcionado, afinal ele também tem suas vantagens.
A primeira delas é um suporte para o Português de Portugal – sim, a padronização do idioma não parece ter chegado aos ouvidos de muitos. Verdade que ela é meio capenga e com alguns termos ainda em inglês, mas quebra um galho. Outro ponto positivo é a versatilidade com que o usuário pode utilizar-se das ferramentas.
Basicamente, ele permite que o usuário grave áudio em tempo real de instrumentos de entrada. Para isso selecione o mesmo na opção Auto Mixers e escolha a configuração que melhor se adapta ao que você quer. Feito isso, volte para a janela principal e inicie o processo de edição do som. Você pode gravar vários deles separadamente e juntar tudo em seguida produzindo um arquivo só.
Sem resultados
ResetCarregando download...