"Sucessor do Android Lollipop será lançado no fim do ano; sistema promete "voltar ao básico""
0
Índice
ToggleO Google anunciou há pouco, na conferência Google I/O 2015, que a próxima versão do Android, chamada provisoriamente de Android M, será lançada no fim deste ano; uma versão prévia, entretanto, está disponível a partir de hoje (28) para desenvolvedores.
Sundar Pichai, vice-presidente sênior da empresa, disse que o Android M é uma “volta ao básico” – em contraposição ao Lollipop, que inovou em design, de modo geral, o M será focado em estabilidade e usabilidade.
Segundo Dave Burke, vice-presidente de engenharia no Google, a empresa vem observadando o que fabricantes de aparelho têm mudado e adicionado aos Androids que usam nos dispositivos e, com base nisso, tem tido ideias para incorporar ao novo sistema.
Uma das diferenças que o M terá em relação aos antecessores é um novo sistema de permissões: os usuários poderão aprovar ou negar permissões de segurança individualmente – ao contrário do que acontece nas versões até hoje, em que ou o usuário ou aprova todas as permissões, ou nega todas.
O Chrome também terá novas funções: uma chamada “Chrome Custom Tabs” permitirá que o navegador rode dentro dos apps, o que poupará o usuário de ter que alternar entre apps. Login automático, senhas salvas, recurso de autocompletar e outros aos quais usuários de PC já estão acostumados também estarão presentes a partir do Android M.
Um sistema de pagamento chamado Android Pay substituirá o Google Wallet. O Pay funcionará como um “emulador de cartão”: basta o usuário encostar o aparelho em um terminal para realizar o pagamento. Segundo o Google, para começar, 700 mil lojas aceitarão o serviço – que já conta com parceiros de peso como McDonalds, Coca-Cola e Nike.
O Android M trará um recurso chamado Doze, que ajuda o sistema a administrar as tarefas em segundo plano e, com isso, economizar bateria. Através de detecção de movimento, o Doze administrará as funções do aparelho com inteligência para que a energia dure mais – desligando todos os processos quando não houver atividade nenhuma por um certo tempo, por exemplo. Em testes em tablets Nexus 9, segundo Burke, o Doze garantiu duas vezes mais bateria ao aparelho.
Como anunciado anteriormente, o USB Type-C, novo formato que promete mais eficiência e efetividade, estará disponível em todos os aparelhos com Android M nativo. Será possível ainda carregar outros dispositivos utilizando carga do Android, pela porta Type-C.
Certamente mais novidades serão divulgadas até o fim do dia e amanhã (29), quando a conferência terá fim. Acompanhe nosso blog para saber dos principais anúncios – ou, se seu Inglês estiver afiado, assista ao evento ao vivo no player abaixo.
Você também pode acompanhar as novidades do I/O 20015 pelo aplicativo oficial do evento. A programação completa pode ser conferida no site oficial, aqui.
No results available
ResetSem resultados
Reset