"Ferramenta profissional da Ashampoo para você capturar imagens de telas e vídeos do seu PC."
Por Romulo Vercosa
Atualizado em 15/06/24
3 minutos de leitura
Índice
Toggle
Esqueça tudo o que você sabia sobre softwares para captura de imagens. Ashampoo Snap vem para mudar radicalmente a maneira como tiramos screenshots do monitor. Com uma série de ferramentas destinadas a diferentes ocasiões o usuário poderá realizar cópias precisas das imagens para tela do pc, de partes de uma página da Web e até mesmo capturar vídeos – independente da sua placa de captura de video.
Como instalar o Ashampoo Snap para Windows
O programa é pago, e esta versão esta disponível apenas para testes por um período de 10 dias. É possível estender o prazo por meio de uma licença gratuita obtida no site do desenvolvedor. Note que durante a instalação lhe será perguntado se deseja instalar também uma série de barras da Ashampoo, elas não servem pra muita coisa, por isso desmarque as opções e prossiga.
Uma vez instalado, um breve tutorial de apresentação será exibido. O usuário será convidado a iniciar o uso da ferramenta para que o tutorial siga explicando as diversas opções disponíveis. É possível pular a apresentação ou mesmo solicitar que ela não seja mais exibida. O ícone de acesso rápido ao programa estará sempre disponível na Bandeja do Sistema, mas você nem precisará dele, pois basta mover o cursor do mouse para a parte superior do monitor e abrir a barra de ferramentas do Ashampoo Snap.
São 8 opções de captura que incluem Captura de Vídeos, Captura de Janela Deslizante (Livre e Website), Captura de Janela Simples, Capturar Região Retangular Livre, Capturar Região em Estilo Livre, Capturar Região Fixa, Captura/Editar Arquivo. Cada opção esta representada por um ícone auto-explicativo que mostra como o processo acontece. Escolha a mais conveniente para cada situação e realize trabalhos com qualidade profissional.
Chama a atenção a qualidade com a qual as imagens são salvas. Sua resolução pode ser melhorada, mas tais opções parecem estar disponíveis apenas na versão completa. Ao tirar a cópia da tela, um outro grupo de opções surge, ocupando as laterais, novamente na parte superior. Neles é possível realizar uma série de modificações que vão de girar a imagem, adicionar texto ou outras imagens, imprimir, salvar o arquivo ou mesmo trabalhar num projeto já existente.
Capturar um Video
Na Caixa de diálogo você será capaz de escolher entre capturar diferentes estilos – se você quiser você pode gravar uma única janela ou o desktop inteiro. Você pode iniciar a captura, pressionando o botão Iniciar, e pará-lo pressionando a tecla “Pausa”. É possível escolher entre dois codecs de vídeo.
O primeiro é o preferido para capturar uma típica aplicação do Windows. O segundo deverá ser escolhido no caso de gravação de conteúdo como um vídeo ou qualquer filme contendo cores fortes. Você pode gravar do seu microfone também. Algumas placas de som ainda suportam a gravação de toda saída de som ao mesmo tempo.
Método da janela deslizante
Cada janela abaixo do cursor do mouse será marcada por um retângulo colorido. Você pode iniciar a captura pressionando o botão esquerdo do mouse. Então aguarde a operação ser completada, mudar para outra aplicação aberta poderá comprometer o trabalho, portanto seja paciente. Use o modo Modo de Texto quando da captura envolver conteúdo que exiba grandes quantidades de texto em preto son um fundo branco.
Use o Modo Website, caso você queira capturar toda a área de exibição de uma janela do Internet Explorer ou Google Chrome. O Modo Estilo Livre pode ser usado quando capturando todo o resto – o mais comum é um website, especialmente quando se está usando o Firefox.
Captura Cronometrada
Neste modo você pode escolher entre três estilos de captura: No primeiro, especifique a duração, em segundos, quando a captura deve começar. Uma vez que a captura for executada, você pode começar outra. Na segunda, especifique um intervalo de tempo para a captura a ser executada repetidamente. Neste modo, o processo não interrompe a experiência dos usuários, então por favor não esqueça a sua ativação ligada. Por fim, a terceira é semelhante à segunda, mas o resultado irá para um arquivo de vídeo mostrando o efeito lapso de tempo.
Pegar Cor
Um clique para a esquerda ou direita com o mouse copia o valor de cor para a área de transferência para ser usado em outras aplicações. Se o modo multishot esta ativo, então vários valores de cor serão capturados até que a tecla ESC seja pressionada ou um clique com o botão direito do mouse efetuado.
As cores já capturadas são mostradas como retângulos coloridos no canto inferior direito da tela. Uma vez terminada com a coleta de cores, vá para o menu de bandeja e no submenu Cor Pipeta, para exportar todas as cores para um arquivo em diferentes formatos.
Se você trabalha constantemente com imagens no PC e estava à procura de um software completo de captura então sua procura chegou ao fim. É claro que com tantas funções disponíveis o Ashampoo Snap fatalmente compromete a velocidade com que o trabalho é realizado. Para resultados profissionais, ele o software certo.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...