1 minuto de leitura
"O último ataque, ocorrido no sábado, deixou o serviço fora do ar por várias horas."
Índice
ToggleUm ataque DDoS no fim de semana (27/09), deixou o aplicativo de mensagens grátis Telegram fora do ar por horas. A ferramenta, disponível para Android e iOS, permite enviar mensagens de texto grátis, para outros usuários do serviço, sem usar os créditos do celular.
Ataques deste tipo tem se tornado comuns no serviço, gerando um tráfego de dados massivo, de vários gigabits por segundo. Como resultado, os servidores ficaram sobrecarregados, impedindo o envio e o compartilhamento de mensagens de maneira regular.
DDoS não põe em risco a privacidade das informações dos usuários, mas criam uma situação incômoda, principalmente entre aqueles que abandonaram serviços mais populares como o Whatsapp e Viber, justamente para fugir do excesso de travamentos.
A solução neste caso é não se limitar a um único aplicativo do tipo. É possível colher frutos ao usar 2 ou mais aplicativos de mensagens, e prevenir-se quando um deles estiver congestionado. Abaixo apresentamos algumas alternativas ao Telegram:
O Whatsapp perdeu muitos usuários para o Telegram, mas aos poucos começa a ver os filhos pródigos voltarem para casa. Após a aquisição pelo Facebook, o serviço tornou-se mais rápido e os bugs menos frequentes.
Se o Facebook Menssenger será descontinuado ou integrado ao Whatsapp ainda é difícil dizer. O fato é que ele ainda é um mensageiros mais usados no Brasil. Sua última atualização o deixou mais rápido, embora usuários ainda reclamem dos travamentos frequentes.
Pegando carrona no sucesso do Whatsapp, o Viber conquistou seu espaço. Com recursos idênticos aos do concorrente, o app diferencia-se por uma interface mais elegante e pelo recurso de chamadas VoIP (voz por IP). Outra vantagem do Viber é o grande número de adesivos gratuitos que ajudam a quebrar a monotonia nas conversas.
Além do chat de texto, o Line permite o uso de Emojins, semelhante aos adesivos encontrados no Viber. Outra ideia inspirada pelo concorrente foi a inclusão de chamadas VoIP.
O programador paraense Erick Costa utilizou a plataforma de código aberto (uso livre) do Telegram, e otimizou para nós, brasileiros. Diferente dos apps mencionados acima, o ZapZap é aquele que melhor integrage entre suas plataformas, sendo uma ótima escolha. Conta também com versão Online, acesível pelo navegador.
No results available
ResetSem resultados
Reset