"Conheça todas as novidades do primeiro Sistema Operacional criado exclusivamente para games."
0
Índice
ToggleSteam OS, nome que promete marcar o mundo de gamer em 2014, é o mais novo sistema operacional desenvolvido pela Valve e promete aos jogadores uma arquitetura totalmente voltada para jogos, com um interface doméstica e acessível para toda família. Não deixe de conhecer todos os detalhes deste ambicioso projeto que esta abalando a estruturas do mercado poucas semanas antes do lançamento da nova geração de consoles.
Revolucionando os padrões atuais das lojas de jogos digitais o Steam OS oferece ao usuário novas possibilidades além da aquisição e gerenciamento de seus jogos favoritos. Agora será possível fazer isso em uma máquina voltada exclusivamente para jogos, com melhorias significativas no desempenho do hardware e totalmente integrada ao ‘Big Picture’ – interface disponível em versão beta no programa Steam Store.
A grande vantagem do ‘Big Picture’ é apresentar ao jogador uma interface nova para navegação no cliente Steam. Fugindo da velha janela em abas, o Big Picture tem um visual mais parecido com os sistema do Xbox e PS. Várias mudanças na arquitetura de navegação também foram implantadas, como navegação através de um controle ligado ao computador, opção que era impossível ser usanda na interface antiga.
Notando uma deficiência no mercado de jogos para PC, a empresa Valve resolveu criar um programa que centralizasse a venda e gerenciamento de jogos em formato digital. Assim nasceu o aplicativo Steam, a maior loja de jogos digitais para computador e atualmente esta disponível para Mac e Windows, permitindo ter todos os seus jogos cadastrados em um único local. Com o tempo varias opções foram implementadas, como a que permite salvar seus jogos em nuvem.
A grande inovação do Steam OS é a capacidade de se descartar o sistema operacional Windows, que era unânime para os jogadores. Planejado originalmente para ser instalado em um ‘living room pc’, sua arquitetura baseada em Linux, permite que ele se adapte rapidamente a qualquer hardware, sendo possível instalá-lo em seu PC com uma placa de vídeo poderosa.
Como dito anteriormente, o principal objetivo do Steam OS é levar seus jogos para a sala. Com um aparelho conectado a sua televisão o Steam OS vai gerenciar além de seus jogos vários sistemas multimídias, permitindo com que o usuário tenha uma central de lazer para toda a família e amigos sem ocupar muito espaço na sua sala.
Infelizmente o Linux ainda apresenta pouco suporte aos jogos modernos e muitos jogadores ainda dão preferencia ao sistema operacional Windows para aproveitar seus jogos. A Valve esta trabalhando para resolver esse inconveniente, pois centenas de jogos disponíveis no Steam, já foram adaptados para rodarem nativamente no Steam OS – todos os principais jogos AAA lançados em 2014 rodaram nativamente no OS da Valve.
Para os jogos que não rodaram no Steam OS, a Valve arrumou uma pratica e incrível solução. Através do uso da recente tecnologia do rodar jogos em nuvem, usado pelo onlive e gakai, este sistema operacional vai permitir o streaming deste jogo direto de seu computador com plataforma Windows ou Mac.
Em outras palavras será possível fazer todo o processamento gráfico de um jogo que esteja instalado em outro computador da sua casa e jogá-lo em sua TV através do streaming de vídeo na rede doméstica. A Valve afirma que um trabalho de diminuição da latência esta sendo feito para deixar a experiência o mais fluida possível.
Com o atual recursos de perfil em nuvem que vem sendo utilizado pela Steam, onde seu perfil e configurações dos jogos ficam salvos no servidores da Valve, é possível acessar ao seu perfil e configurações feitas apenas logando em sua conta durante o uso do OS. Não haverá perda de dados e nem a necessidade de criar uma nova conta para se usar o Steam OS em seu ‘Living Room Pc’.
A Valve, no anuncio do Steam OS, afirmou que a arquitetura do sistema operacional tem como objetivo absorver o máximo do hardwares sem limitar a experiência dos jogadores. Apesar de ainda não existir informações oficiais em como será a compatibilidade das atuais placas de vídeo ao sistema operacional, é confirmado a informação que será possível melhorar sua maquina quando achar necessário.
Agora vamos fugir um pouco do foco dos jogos, um bom sistema operacional não se resume apenas a games, a capacidade de reproduzir vídeos e musicas é importante. E para 2014 a Valve promete um leque de serviços online que irão permitir aos usuários escutar músicas, assistir filmes e ver TV. Afirmando que irão abrir seus sistema para os mais famosos serviços de entretenimento disponíveis no mercado é possível que a Steam OS seja mais uma plataforma para o serviço Netflix.
Considerando os atuais controles de videogame uma ferramenta que limita o gameplay dos jogadores, a Valve fez questão de anunciar junto com seu OS um controle que apresenta algumas novidades ao mundo dos jogos. Ao invés de manter os dois analógicos, o Steam Controller oferece aos jogadores Trackpads que oferecem a agilidade de um mouse, com as vantagens e acessibilidade de um joystick.
E para finalizar com chave do ouro, o Steam OS também é um Workshop que os desenvolvedores indies poderão usar para criar seus próprios jogos, de forma gratuita em uma plataforma aberta. Isso significa que os jogadores podem esperar muitos mais jogos indies e criativos a partir do ano de 2014.