Por Pedro Yuri
Atualizado em 28/05/18
1 minuto de leitura
Squid é um programa de cache de proxy para suporte web a HTTP, HTTPS, FTP e outros. Este programa reduz o uso de banda e fornece melhor tempo de resposta por meio da utilização de caches e reuso de páginas frequentemente usadas. Squid é utilizado por centenas de provedores de internet para disponibilizar a seus usuários o melhor acesso a web possível, otimizando o fluxo de informações entre clientes e servidores.
O Squid possui extensos controles de acesso e faz um grande acelerador de servidor que roda na maioria dos sistemas operacionais mais conhecidos, como Windows e é licenciado sobre a GNU GLP. O aplicativo também pode rotear solicitações de conteúdos para os servidores em uma ampla variedade de maneiras para construir hierarquias de cachê para servidor que aperfeiçoam o desempenho da rede.
Para realizar a instalação do Squid baixo seu arquivo no link de download ao final desta página e descompacte o mesmo em uma pasta de sua preferência no disco. Feito isto abra um terminal e navegue até o novo diretório contendo os arquivos do aplicativo, depois execute a seguinte linha de comando, “./configure –prefix=usr/local/squid” e aguarde alguns instantes (isto pode demorar um pouco). Depois execute os comandos “make all” e “make install” para finalizar a instalação.
Para rodar o cache você terá que ralizar alguns ajustes no aquivo de configuração squid.conf. Em seguida inicialize o cache com a linha de comando “/usr/local/squid/sbin/squid -z” e rode o mesmo com “/usr/local/squid/sbin/squid”. Caso queira utilizar a interface WWW para o Gerenciador de Cache (Cache Manager), copie o programa cachemgr.cgi para dentro do seu servidor Httpd no diretório CGI-bin do servidor.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...