Mantenha cópias dos arquivos modificados no Windows 8

"Saiba como gerar backup automático dos seus documentos no Windows 8."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
17 abr, 2013

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Windows 8, mais recente sistema operacional da Microsoft, pode gerar backup automático dos seus documentos usando uma função conhecida com Histórico de Arquivos. O recurso,  ainda pouco divulgado pela mídia especializada, mantém cópias das versões modificadas ou apagadas dos documentos e os grava em um dispositivo de armazenamento local ou de rede.

Por padrão, Área de Trabalho, Contatos, Favoritos, pastas que compõem as bibliotecas e até as pastas do Sky Drive, ficarão protegidos ao ativarmos o Histórico de Arquivos. É possível, no entanto, excluir as pastas cujos arquivos não precisam de backup.

Ativando o Histórico de Arquivos

Antes de ativarmos o Histórico de Arquivos, precisamos de um dispositivo de armazenamento com espaço livre suficiente para salvar os arquivos. Pode ser um pendrive, HD externo, HD interno, drive de rede, ou até mesmo uma pasta compartilhada em um servidor remoto na Web.

O Histórico de Arquivos pode ser encontrado no Painel de Controle. O caminho é: Control PanelSystem and SecurityFile History. Em português seria Painel de ControleSistema e SegurançaHistórico de Arquivos. Basta copiar e colar este caminho na barra de endereços do Windows Explorer.

Para facilitar o acesso, podemos criar um atalho na área de trabalho que aponte para “%WinDir%explorer.exe shell:::{F6B6E965-E9B2-444B-9286-10C9152EDBC5}“, sem as aspas.

artigo w81 20118 n o lidos abssyntho yahoo mail google chrome jpg PqOF7A4

Na imagem acima vemos a funcionalidade ativada e um pendrive que servirá como meio físico para armazenamento dos arquivos. No menu lateral encontramos opções para configurar o Histórico de Arquivos. Vamos conhecê-las.

Características

Restaurar arquivos pessoais (Restore personal files) exibe as versões anteriores dos arquivos modificados e permite restaurá-las. Podemos optar por restaurar todos os arquivos ou somente alguns deles, seja na pasta de origem ou em alguma outra pasta.

artigo w83 20118 n o lidos abssyntho yahoo mail google chrome jpg dTo4k0i

Selecionar unidade (Select drive) permite escolher uma unidade de armazenamento local ou de rede para guardar os arquivos. Também podemos escolher um backup existente para ser restaurado. O Histórico de Arquivos avisará caso o backup escolhido para restauração não seja a alternativa mais atualizada.

Excluir pastas (Exclude folders) nos dá a opção de selecionar pastas cujo backup não desejamos manter. Esta característica é muito útil para evitar backup duplicado ou mesmo pastas com arquivos grandes demais, como é o caso da biblioteca dos vídeos. É a melhor maneira de conciliar o tamanho da unidade de armazenamento com o tamanho do backup a ser feito.

Como esta parte pode ser um pouco confusa, vale a pena lembrar que remover uma pasta da exclusão de arquivos, na verdade fará com que o backup seja habilitado. As pastas que estiverem listadas aqui não irão ser submetidas ao processo de backup.

artigo w85 20118 n o lidos abssyntho yahoo mail google chrome jpg tZYGzQu

Configurações avançadas (Advanced settings) ajusta a periodicidade do backup, o tamanho do cache e por quanto tempo os arquivos serão mantidos. É possível ainda acessar o registro de atividades. Caso o computador esteja em um grupo doméstico, podemos optar por avisar outros usuários que há uma unidade de backup já em uso. Tal aviso aparecerá quando os membros do grupo tentarem selecionar o local de armazenamento.

artigo w82 20118 n o lidos abssyntho yahoo mail google chrome jpg 21cTlnH

Restaurando arquivos

Restaurar arquivos é simples. Se lembrarmos onde estavam os arquivos a serem recuperados, basta navegar até a pasta e clicar no ícone que leva até o histórico de arquivos modificados ou apagados.

Neste exemplo, vemos dois documentos de texto que não estão na Área de Trabalho, pois foram apagados, mas estão disponíveis para recuperação no Histórico de Arquivos.

Para recuperá-los, basta selecioná-los, clicar com o botão direito do mouse e escolher “Restaurar” para restaurá-los no mesmo lugar onde estavam, ou “Restaurar em” para selecionar uma pasta alternativa para recuperação.

É possível ainda acessar o link “Excluir Pastas”, situado no menu lateral esquerdo do Histórico de Arquivos” para visualizar e escolher o que deve restaurado ou mesmo apagado definitivamente.

artigo w86 20118 n o lidos abssyntho yahoo mail google chrome jpg F3AyzjX

Conclusão

O Histórico de Arquivos é uma das novidades mais interessantes do Windows 8 e promete facilitar enormemente o processo de backup. De fato, não conheço outra alternativa de backup tão simples quanto essa, disponível gratuitamente, e com o benefício se ser nativa do sistema operacional.

Esta foi uma das melhores sacadas de todos os tempos da empresa de Redmond. Resta saber se os usuários do Windows ainda vai se permitir sentir o gosto amargo da perda de arquivos por falta de backup.

Autor: Roberto Silva
Site: Radbox 

Comentários