Usuários da Chrome Web Store são vítimas de extensões falsas

"Criminosos usam extensões falsas do Chrome para roubar senhas do Facebook."

4ae73c9
Por Jean Carlos
11 abr, 2012

0

Aggregate score based on 0 reviews

 

Criminosos virtuais tem tirado o sono dos usuários do Google Chrome. Usando extensões falsas cadastradas na loja virtual do navegador – a Chrome Web Store – eles roubam senhas pessoais, como as usadas na rede social Facebook.

As informações foram confirmadas por diferentes fontes, inclusive pela própria loja. As extensões muitas vezes estão associadas à rede social. Normalmente elas afirmam alterar elementos visuais da página do perfil, como cores, planos de fundo ou mesmo a dimensão das fotos.

Mas na realidade, estes malwares disfarçados roubam os logins e senhas, enviando os dados para um servidor sob o domínio dos criminosos. De posse das informações, eles assumem o controle dos perfis, enviando notificações aos amigos da vítima, convidando-os a baixar a mesma extensão.

Além disto, o perfil infectado passa a curtir certas páginas que operam sob um sistema denominado ‘pay-per-like’. Esta modalidade, semelhante a ‘pay-per-click’, consiste no pagamento de um valor fixo – por exemplo $2.50 – para cada Like (ou Curtir) que sua página ou postagem recebe no Facebook.

A orientação que se dá aos usuários do Chrome é que fiquem atentos. Antes de instalar qualquer extensão para Facebook, Twitter e demais redes sociais; certifique-se de que as mesmas são confiáveis. A melhor forma de fazê-lo é procurar por informações de usuários na internet ou mesmo no site do desenvolvedor. 

 

Categorias

Comentários