Por Romulo Vercosa
Atualizado em 14/06/24
1 minuto de leitura
Usuários do sistema de código aberto Linux geralmente não enfrentam a mesma série de problemas que o seus compatriotas do Windows. Por ser de livre, o Linux caracteriza-se por dar a qualquer indivíduo com os conhecimentos necessário no campo da programação a possibilidade de alterar qualquer elemento do mesmo, personalizando-o. O sistema é gratuito e já existem diversas variações entre as mais famosas temos o Kurumin (Linux 100% brasileiro), o Ubuntu e o Debian. Com relação aos programas eles seguem a máxima do Linux, pegue algo existente, melhore e distribua para os demais. Em alguns casos, essas melhorias acabam disponíveis também para usuários Windows.
É exatamente assim que funciona o GsmartControl, ferramenta voltada para a análise e monitoramento do disco rígido à procura de problemas futuros e ocorrências que porventura possam causar erros eventuais. Por meio da tecnologia S.M.A.R.T (self-monitoring, analysis, and reporting technology ou tecnologia de auto-monitoramento, análise e relatório) o aplicativo executa scripts diversos em HDs de modelos ATA (ambos PATA e SATA). O que torna o aplicativo uma arma certeira é o fato de ela executar diversos testes, um para cada função do disco.
Sempre que uma situação não natural é descoberta, o programa o classifica em níveis de criticidade, alertando o usuário sobre as descobertas. Esse monitoramento pode prever em 60% se um disco rígido irá falhar. Vale lembrar no entanto que o Gsmart não restaura ou repara qualquer um destes erros, a função da tecnologia é antever as falhas com antecedência, permitindo que o usuário possa acionar as ferramentas específicas para cada uma dessas ações.
Sem resultados
ResetCarregando download...