Por Romulo Vercosa
Atualizado em 14/06/24
1 minuto de leitura
Embora vocalistas e guitarristas das bandas de rock sejam os mais paparicados pelas tietes, existe um profissional cuja presença poucas vezes é percebida: o baterista. Ocupando geralmente o fundo do palco, ele fica distante do público e seus movimentos tornam-se limitados apenas a interação com o instrumento. Mas verdade seja dita, sem ele não existe música.
O profissional é o grande responsável por marcar o tom da música. Suas batidas marcam as entradas dos solos de guitarra e das estrofes que movem multidões. É um trabalho sujo, mas alguém tem que fazê-lo. A principal dificuldade é sem dúvida o tamanho do próprio instrumento. Nem todos podem ter uma bateria em casa, além de ser um dos instrumentos que mais ocupa espaço físico.
Drumbot Drum Pattern Sequencer tem por objetivo auxiliar bateristas que sentem essa dificuldade. Ele simula todos os sons de uma bateria eletrônica permitindo a criação de diversas seqüências. Ele dispensa instalações pois funciona online, exigindo apenas uma conexão com internet para ser utilizado. Se você tem estes pré-requisitos então pode começar a usar o serviço.
Note que a interface do programa, embora pareça confusa, é na verdade bem simples. Na coluna da esquerda temos as principais peças que compõe a percussão: “Kick” (bumbo), “Snare” (caixa), “Tom” (tom), “Hi Hat” (chimbal), “Crash” (prato de ataque) e “Rim” (aro da caixa). Ao lado existe uma palheta de ajuste de intensidade e em seguida uma fileira com uma série de caixas. Inicialmente elas estão em ngro, mas ao clicar sobre elas, tornam-se azuis, indicando que estão marcadas e que aquela nota será tocada.
No canto inferior, temos opções para Salvar (Save), Abrir (Open), além de uma algumas canções pré-configuradas que podem, inclusive, ser modificadas. Em seguida é possível acompanhar as batidas por minuto num quadro número. Por fim, no canto direito há também dois sinais um de “+” (adiconar notas) e de “-” (retirar notas).
Sem resultados
ResetCarregando download...