Governo lança site para demissão online de funcionários

"A partir de agora, um novo sistema permitirá aos empregadores rescindir contratos de trabalho dos empregados pela internet"

4ae73c9
Por Kellyton Fernando Moreira
01 jul, 2013

0

Aggregate score based on 0 reviews

d57758eb73750a4aa13984307cb9acd9 screenhunter 1020jul2014201750 jcityCI

A partir de agora, um novo sistema permitirá aos empregadores rescindir contratos de trabalho dos empregados pela internet. É que o Ministério do Trabalho e Emprego apresentou hoje o HomologNet, um sistema que promete reduzir o tempo entre a demissão de um empregado e a concessão do seguro-desemprego.

Atualmente, a liberação do seguro leva, em média, 20 dias, prazo que poderá cair para apenas cinco dias com o HomologNet . O sistema ainda está em fase de experiência e poderá ser obrigatório a partir do próximo ano. Por enquanto, apenas o Distrito Federal, Tocantins, Rio de Janeiro, Santa Catarina e Paraíba estão adotando o sistema.

Para fazer uma rescisão contratual, o empregador precisa entrar no ícone homolognet, à direita da página do ministério na internet, e inserir dados como os números do Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica (CNPJ) da empresa e do Cadastro de Pessoa Física (CPF) do responsável pela empresa, além dos dados do empregado. O sistema faz o cruzamento das informações e calcula os valores da rescisão.

Para fiscalizar isso, é claro que os sindicatos terão acesso às informações dessas transações eletrônicas, mediante uso de certificação digital. A novidade promete ainda ser bastante útil em caso de ocorrência de fraudes e falhas humanas, além de garantir cálculos corretos dos valores que o trabalhador tem a receber.

Comentários