Telescópio da Microsoft obtém uma melhor visão de Marte

"A Microsoft fez uma série de melhorias para o seu projeto Worldwide Telescope, incluindo a parceria com a NASA para oferecer imagens muito melhores do planeta Marte"

4ae73c9
Por Kellyton Fernando Moreira
25 jun, 2013

0

Aggregate score based on 0 reviews

3cfaf1e7a4776ebe06cc713b6d6f511f 11111 Dg9CnC5

A Microsoft fez uma série de melhorias para o seu projeto Worldwide Telescope, incluindo a parceria com a NASA para oferecer imagens muito melhores do planeta Marte. Em alguns casos, as imagens lhe permitem chegar perto o suficiente para ver detalhes, como as pistas deixadas pelos Mars rovers, aqueles veículos robôs exclusivos para explorar o planeta.

“Você pode ver as pedras ou coisas desse tipo”, disse Dan Fay, diretor da área de pesquisa da Terra, Energia e Ambiente daa Microsoft. A empresa já trabalha junto com a Jet Propulsion Laboratory da NASA em um projeto para Marte que permitirá aos jovens e entusiastas do espaço encontrar outras crateras na superfície do planeta.

Com essas mudanças, o telescópio vai ganhar novos pontos de vista diferentes de Marte, bem como visitas guiadas a partir de alguns dos melhores especialistas da NASA no planeta vizinho da Terra. A adição de imagens de Marte é uma das várias alterações do telescópio que a Microsoft está apresentando nesta segunda-feira em sua reunião anual chamada “Faculty Summit” com pesquisadores externos. Outras melhorias ao telescópio incluem um esforço para adicionar uma imagem esférica melhorada do céu inteiro e fazer o mesmo entre as imagens individuais e as imagens menos visíveis.

Ao todo, o telescópio será baseado em uma imagem terapixel do universo conhecido. Para colocar isso em termos relativos, Fay disse que levaria 500 mil televisores de alta definição para mostrar a imagem em sua total fidelidade. “Nós não achamos que há outras imagens maiores do que isso”, disse ele.

As melhorias do telescópio estarão disponíveis para download tanto as versões do Windows, como a versão baseada na Web com as imagens do telescópio utilizadas no Bing Maps.

Comentários