"Às vezes parece que Steve Jobs está em uma cruzada solitária contra o formato Flash da Adobe com o resto da indústria simplesmente esperando"
0
Ás vezes parece que Steve Jobs está em uma cruzada solitária contra o formato Flash da Adobe com o resto da indústria simplesmente esperando onde esta batalha vai dar. Enquanto a Adobe está reunindo o apoio do Flash, Apple recebe apoio de um aliado inesperado desta vez, a indústria de filmes adultos.
O Flash ainda não está morto? Se você perguntar a Apple, não vale a pena mais nenhum esforço com o Flash. Se você perguntar a Nvidia, Flash ainda é uma oportunidade de negócio enorme. E o Google poderia concordar (ou não) sobre quem tem razão?
Os críticos do Flash alegam que a tecnologia da Adobe vem com abundância de bugs e uma sobrecarga enorme pesando no desempenho de hardware, que é particularmente prejudicial em dispositivos com poder de processamento limitado. Eu sempre fui cuidadoso com as alegações de que a Adobe pode ser capaz de corrigir problemas de Flash e enxergar claramente a pressão suficiente para fazer uma plataforma Flash muito melhor que possa sobreviver.
“Sobreviver” pode ser uma palavra forte, mas se você pensar nisso, o debate atual se transformou em uma guerra de formatos. Temos HTML 5, geralmente aclamado como o próximo grande passo evolucionário do HTML, que automaticamente questiona o futuro do Flash.
É concebível este questionamento, o Flash pode co-existir ao lado de HTML 5, mas se olharmos para as possibilidades que são fornecidas pelo HTML 5, é inteiramente possível que o Flash estará obsoleto em um futuro não distante. É como Steve Jobs diz: “Flash era grande, mas é hora de seguir o caminho natural e montar no cavalo da evolução”.
Não precisa se um gênio para prever que o Flash irá viver e morrer com o conteúdo. Se a Adobe fornecer razões para que os desenvolvedores criem aplicativos Flash, o Flash pode ficar conosco por um longo tempo. Mas se a Apple é capaz de provocar uma guerra de formatos que se transforma em uma decisão, ou seja, para desenvolvedores, qual é o formato que é provável que ganhe?
A indústria de filmes adultos foi capaz de influenciar e ajudar a vencer as guerras de formato no passado. Foi o fator decisivo quando o VHS venceu o Beta e é provável que o mesmo aconteça com o Blu-ray para ganhar vantagem sobre HD-DVD por causa da pornografia. Assim como o Playstation 3 indiretamente promove as vendas de filmes adultos de alta resolução em volumes muito maiores do que o HD DVD.
Todos os grandes estúdios de cinema adulto nos Estados Unidos deixaram de produzir HD-DVDs mais de três meses antes de a Toshiba anunciar que iria suspender o formato. Há uma boa chance de que a indústria do cinema adulto terá uma palavra a dizer na luta HTML 5 Flash também.
Enquanto a indústria sofre por causa do surgimento de uma enxurrada de sites, ainda é estimado que a indústria gire em torno de US $ 13 bilhões em receitas online a cada ano. O Pornô continua a ser muito popular. Segundo o site Alexa.com, entre os 100 sites mais populares os E.U.A, sete são pornográficos. estimativas internacionais afirmam que cerca de 12% de todos os sites levam conteúdo pornográfico.
Foi um pensamento natural perguntar a Ali Joone, fundador e diretor da Digital Playground (DP), um dos principais estúdios de cinema adulto sos Estados Unidos o que ele acha sobre o debate dos formatos. Não surpreendentemente, quando muitos de nós ainda estamos tentando descobrir o caminho que devemos percorrer, Joone já tem um rumo claro para sua empresa: “HTML 5 é o futuro”, disse ele. Para Joone, é uma simples questão de exposição porque o HTML 5 vai ganhar mais do Flash.
Mais de dois anos atrás, ele começou a oferecer conteúdo para o iPhone. Desde que a Apple não permitiu conteúdo pornográfico em sua App Store e que o Safari não funciona Flash, DP começou a tomar a rota do HTML 5. Ele está acompanhando o fluxo do HTML 5 para os dispositivos móveis, disponíveis a mais de um ano.
Joone, disse que ele está seguindo também a integração do Flash no Android, mas ele indicou que é completamente irrelevante para ele apoiar Android Flash ou não: “Mobile navegadores em HTML 5 executam muito bem. Flash traz tudo para um rastreamento e tem um impacto sobre a vida da bateria. Com o HTML 5, não há razão para mostrar o nosso conteúdo em Flash. ” .
DP afirma que ainda publicará conteúdo online em Flash, uma vez que os navegadores desktop, especialmente IE8, não estão prontos para HTML 5 ainda. “Estamos esperando os navegadores se recuperarem. Assim que eles estiverem prontos, vamos passar tudo para o HTML 5, “disse Joone. Ele observou que é grato pelo conteúdo que entregou em Flash, mas disse que era “apenas uma questão de tempo” até Flash desaparecer.
Seria tolice subestimar a influência da indústria de filmes adultos e eu me pergunto como Adobe vai reagir a esta tendência. Um aspecto interessante é a maneira que o Google manifestou o seu apoio para o Flash, não ficou claro se havia um motivo comercial por trás dessa decisão, ou se simplesmente quer Eric Schmidt irritar Steve Jobs.
No entanto, é um fato que o Google Chrome tem se tornado um navegador volumoso devido à integração do Flash (Adobe PDF e em sua versão mais recente integrante do Chrome). Isso pode ser um preço muito alto para pagar o benefício, a ser capaz de corrigir questões de segurança do Flash com atualizações universais do Chrome. Talvez demasiadamente elevado.
A Adobe pode não se sentir muito confortável com a opinião do Google em relação ao Flash, por que a empresa também é uma que está promovendo entusiasticamente o HTML 5 para seus desenvolvedores e sua divisão YouTube já planeja o lançamento de um player HTML 5 para o mercado.
No results available
ResetSem resultados
Reset