Por Romulo Vercosa
Atualizado em 14/06/24
6 minutos de leitura
Índice
ToggleLeague of Legends – ou LoL para os íntimos – é um jogo online competitivo que mistura elementos de MMORPG com a dinâmica dos chamados RTS (jogos de estratégia em tempo real, em inglês). Desenvolvido por uma equipe de ex funcionários da Blizzard, produtora de jogos de sucessos como World of Warcraft e DotA – sendo este o principal “rival” de LoL -, este multiplayer online é a mais nova febre mundial.
O game é um MOBA, multiplayer online battle arena, com um sistema de jogo bastante competitivo e dinâmico. São batalhas entre times de 3 ou 5 jogadores, cada jogador comandando um Campeão que desempenha uma função estratégica na equipe, eles devem percorrer o mapa, derrotar soldados inimigos, enfrentar monstros pela selva, “farmar” itens e xp com o objetivo de destruir o Nexus, a base dos adversários.
Os Campeões, personagens jogáveis de League of Legends, são divididos em seis classes, Assassinos, Lutadores, Tank, Magos, Suporte e Franco-atiradores. Cada uma dessas classes possui suas características e particularidades, sendo parte importante para a vitória de cada equipe. Atualmente, são mais de 100 Campeões à disposição dos jogadores, cada um com visual, história, poderes e habilidades próprias.
League of Legends conta com uma das maiores comunidades de jogadores de todo o mundo, existe até uma liga profissional, a Championship Series, aonde diversos jogadores profissionais, com status de astros do chamado E-Sports, competem por milhões em prêmios em partidas assistidas no mundo todo por milhões de espectadores.
O game é constantemente atualizado com novo conteúdo e é inteiramente grátis para se jogar, contando com servidores dedicados em todo o mundo, inclusive no Brasil.
Logo ao iniciar League of Legends você poderá selecionar o nível de dificuldade. De acordo com o nível escolhido, um tutorial completo e bem explicado irá ensinar tudo sobre a mecânica e os comandos do game. E tudo isso em bom português brasileiro, caso você escolha o Brasil como sua região no momento de cadastro.
Caso você escolha um dos níveis mais básicos de dificuldade, o jogo começará com um tutorial básico aonde você aprenderá os comandos em batalha, como controlar o seu campeão, o que fazer em combate e como utilizar suas habilidades.
Após esta etapa inicial, você terá acesso aos menus de pré-jogo. Nestas telas você escolherá um dos campeões disponíveis para jogar, as habilidades que desejar usar em batalha, seus itens e terá uma janela de bate papo aonde poderá discutir suas estratégias com os outros membros do time. De acordo com sua evolução de nível, mais opções se tornarão disponíveis. Tudo isto muito bem explicado passo a passo.
A etapa seguinte será uma batalha ao lado de bots em Summoner’s Rift, o mapa mais comum de League of Legends, é aqui que você aprenderá, na prática, a disputar as partidas. O game oferece um tutorial mais extenso e diversas formas de treino ao lado de campeões controlados pelo computador de forma a prepará-lo para disputar batalhas online contra outros invocadores.
Para começar a jogar League of Legends, o primeiro passo é baixar grátis o aplicativo de instalação através do nosso link de download. Terminado o download, execute o instalador e siga as instruções. Este pequeno instalador baixará o jogo em si e suas atualizações, é uma quantidade grande de conteúdo, então dependendo de sua conexão este processo pode demorar, mas é importante para o correto funcionamento do game.
Depois do jogo instalado e aberto, uma tela inicial pedirá seu login e senha, caso você ainda não possua uma conta, você pode criar uma clicando em “Cadastre-se agora” logo abaixo dos campos de login. Na página de registro, basta inserir corretamente suas informações como desejado, lembrando de selecionar corretamente a sua região no campo especificado, pois o League of Legends possui servidores dedicados no Brasil e idioma português brasileiro.
Você pode criar a sua conta antes de instalar o game ou durante o processo de instalação, acessando a página de registro no site oficial de League of Legends.
O modo de jogo mais popular de League of Legends são as partidas entre times de cinco jogadores – 5×5 – em Summoner’s Rift, são três rotas que ligam os Nexus, com uma jungle entre elas. Além dos objetivos padrão de derrubar as torres e destruir as bases do inimigo, os jogadores podem farmar a jungle em busca de objetivos comuns como itens, tesouros, inimigos menores (os minions ou creeps), o Baron e o Dragon, estes últimos são grandes monstros neutros – não pertencem a nenhum dos times e são controlados pelo computador – que habitam a jungle e rendem uma série de benefícios para toda a equipe quando derrotados, como gold (dinheiro) e buffs, uma espécie de aumento temporário de habilidades.
Existe uma estratégia de jogo que é adotada globalmente por convenção para partidas competitivas de LoL, esta estratégia é chamada de Meta Game e serve como uma espécie de guia para a disposição dos Campeões no mapa, de acordo com suas habilidades, e uma melhor forma de atingir os objetivos – torres, nexus, Baron, Dragon, farm, jogadores e minions adversários. O Meta Game começa pela disposição dos campeões nas lanes (rotas) do mapa, esta formação pode ser explicada da seguinte forma:
Um Campeão, geralmente um tank, na top lane (rota superior). A capacidade dos tanks de sustentar dano e causar estrago os torna ideal para uma posição mais isolada e a função de iniciar uma luta entre tropas na sua faixa de ação. É possível utilizar outras classes nesta lane também, de forma a utilizar alguma classe que complete o restante do time, tendo em mente o tipo de função a realizar.
A lane do meio, mid lane, é ocupada por um Mago capaz de causar um bom dano utilizando magia. Como os mages possuem pouco HP, esta rota mais curta facilita uma fuga caso as coisas compliquem. Além disso, o mage precisa de XP para causar mais dano, estando sozinho em sua lane ele não precisa dividir a experiência que ganha farmando e derrotando os minions.
Fora das lanes atua o Jungler, como o nome já diz, este campeão circula pela selva entre as rotas e praticamente por todo o mapa, farmando, derrotando neutrals que rendem gold e buffs para o grupo e ocasionalmente fazendo ganks (ataques) às lanes inimigas. Geralmente é algum Campeão com skills de controle de grupo.
Por fim, a bot lane, rota inferior, é ocupada por dois campeões, um ranged – geralmente referido como AD Carry -, capaz de causar um bom dano à distância, e um support, que auxilia o ranged em sua tarefa. Esta dupla funciona bem porque enquanto o ranged elimina creeps e ganha XP para melhorar seus ataques o support lhe presta auxílio, geralmente revelando áreas da lane para prevenir um gank inimigo e localizar o dragon antecipadamente.
Lembrando que esta estratégia é uma convenção, que foi adotada pelos jogadores profissionais e é tida como padrão na grande maioria das partidas de League of Legends, mas nada impede que seu time crie uma nova forma de se dispor em campo e surpreenda o adversário, tudo depende da habilidade e criatividade dos jogadores!
Atualmente, estes dois títulos são sinônimos de MOBA, dividindo o coração dos gamers fãs deste tipo de jogo multiplayer. DotA inspirou League of Legends, que a partir deste ponto seguiu o seu próprio caminho e se firmou como um game único e com uma legião de fãs que só cresce.
A mecânica de ambos é bem parecida, com algumas pequenas diferenças entre si. LoL conta com o diferencial de possuir uma história bastante complexa, onde cada um dos mais de 100 personagens jogáveis possui uma lore própria. Você pode conferir todas elas e aprender mais sobre o game em geral no site oficial.
Outro ponto a favor de League of Legends, que vale ser mencionado, é a organização e o investimento nos campeonatos profissionais. Os jogadores do chamado E-Sports são bem pagos, treinam duro e são tratados como verdadeiros astros do esporte. Inclusive, o primeiro visto de atleta para entrada nos EUA concedido para um jogador de E-Sports foi para uma equipe profissional de LoL. Atualmente as semifinais do Championship Series foram assistidas por mais de um milhão de pessoas via internet em todo o mundo, as finais já batem os 3,7 milhões de audiência e o campeão ganhará um total de 2 milhões e meio de dólares.
Os arbustos ao longo do mapa receberam uma limpeza total, “pontos cegos” foram eliminados e sua mecânica foi, de um modo geral, corrigida. O objetivo é que os jogadores aprendam a jogar com este elemento do game, com a confiança que seu funcionamento não muda de uma rota para outra.
Além disso, um novo acampamento foi adicionado, próximo ao Golem e ao Lobo, o que proporciona novas estratégias e rotas para a batalha. Os monstros, principalmente o Dragão, também foram adaptados ao nível dos campeões, o que ajuda a equilibrar mais a partida, possibilitando recuperações e viradas espetaculares!
Uma das mudanças mais significativas desta atualização de League of Legends foi na questão da visão de jogo. Se antes a tarefa de posicionar as sentinelas e revelar o mapa ficava apenas nas costas do Support, agora todo o time deve trabalhar com o ward de forma realmente coletiva, como deve ser.
Cada jogador agora possui um limite de 3 sentinelas invisíveis (verdes) ao mesmo tempo no mapa, posicionar uma quarta automaticamente removerá a primeira de seu lugar. As sentinelas detectoras (cor de rosa), por sua vez, estão limitadas a apenas uma por jogador no mapa e não são mais invisíveis, contando com 5 pontos de vida. Um novo espaço dedicado a itens específicos de visão também foi adicionado.
Uma das preocupações da Riot nestas atualizações era o chamado “efeito bola de neve”. Matar o Dragão ou destruir um inibidor, por exemplo, praticamente já garantia a vitória a um dos times em Summoner’s Rift. Pensando nisso, o tempo de retorno dos inibidores foi reduzido e as tropas mais fortes são geradas apenas na rota aonde o inibidor foi derrubado.
Algumas mudanças no sistema de recompensas também visam evitar o efeito bola de neve muito cedo, os benefícios de abates foram cortados durante os primeiros 4 minutos de partida e os campeões que participaram das batalhas, mas não deram o golpe final, ganham pontos proporcionais por assistências. Tudo isso contribui para uma maior competitividade e partidas disputadíssimas até o fim!
A parte de Talentos (Masteries) também recebeu algumas alterações. Alguns talentos foram revistos e alterados de forma a incentivar os jogadores a investirem pesado em uma determinada “árvore” de acordo com a função que vão realizar no jogo. Você pode conferir a lista completa na página oficial (em inglês).
Com um belo visual, atmosfera fantástica e envolvente, história complexa e bem contada e toda uma comunidade de milhões de jogadores, inclusive profissionais com status de superastros do esporte. Não é a toa que League of Legends é a mais nova febre dos MMOs competitivos. Se você é um dos milhões de fãs deste tipo de game, definitivamente LoL merece ser conferido. Recomendado!
Sem resultados
ResetNo results available
ResetCarregando download...