5 Filmes que nos fazem desistir da praia.

"Conheça 4 produções boas (mas ruins) e uma ruim (mas boa) ambientadas em alto mar."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
11 maio, 2011

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Você deve estar pensando que a melhor coisa para acabar com esse calorão é mesmo por uma roupa de banho e cair na água com alguns amigos. Bem, a idéia não é má, mas depois de ver esses trillers subaquáticos pensamos melhor e resolvemos tomar banho de bica mesmo!

1) Tubarão (Jaws)



Spielberg criou uma obra prima. Tubarão é reconhecido mundialmente como o primeiro grande blockbuster de verão da história do cinema. Se pararmos para analisar todos os elementos do gênero estão lá: as garotas bonitas, o cara indiferente que vira o herói do dia, e claro, as vítimas. Junte tudo a uma história crível e você terá pessoas jurando de pé junto que tubarões são capazes de fazer tudo aquilo que o filme mostra – na verdade, Tubarão foi o grande responsável por criar no inconsciente coletivo o estereótipo de que esses animais são criaturas violentas. Pelo sim, pelo não, melhor respeitar os avisos de “Cuidado com Tubarões”.

2) O Fundo do Mar (The Deep)



Esse é dos antigos. Talvez a maioria de vocês nunca tenha visto esse filme, mas com certeza conhece a premissa de filmes mais recentes. Um casal de mergulhadores de férias nas Bahamas dá de cara com um navio naufragado repleto de jóias e drogas. Um traficante local, claro, sabia da existência do navio – mas não sua localização – e passa a prossegui-los para que o ajudem a reaver a mercadoria. Sim, o filme é chato, mas a cena em que os mergulhadores são atacados pelos tubarões-tigres me fez querer não nadar tão cedo.

3) Dagon (Dagon)



Diferente dos dois anteriores, Dagon não foi feito para um público jovem e acostumado a aventura e romance. Baseado num conto do mestre do horror HP Lovecraft, Dagon conta a história de um grupo de amigos levados inadvertidamente até uma costa desabitada pelos ventos marítimos. Decididos a buscar ajuda decidem visitar uma vila de pescadores aparentemente desabitada apenas para descobrir que seus moradores não são mais humanos. O Conto em si é perturbador, mas o filme é ruim de doer. O ponto positivo aqui é a maquiagem usada pelos atores que interpretam os seres híbridos. Dá vontade de nunca mais comer peixe na vida.

4) Esfera (Sphere)



O que esperar de um filme de ficção científica estrelado por Dustin Hoffman, Samuel L. Jackson, Sharon Stone, Liev Schreiber, Queen Latifah e Peter Coyote? Esfera é a resposta. Lançado em 1998, ele também foi inspirado num conto – que dizem as más línguas é muito ruim. Apesar de algumas presenças interessantes a história simplesmente não convence. Um grupo de cientistas descobre uma estranha estrutura no fundo oceano e decidem descer até lá para investigar. É triller cansativo e arrastado. O mérito aqui vai para os efeitos especiais, muitos bons – mas capengas se você considerar que A Ameaça Fantasma é do ano seguinte.

5) Mega Shark vs. Giant Octopus



Não sei se alguma distribuidora brasileira se interessou em trazer esta pérola dos Filmes-B. Uma pena, pois desta lista ele é com certeza o filme vencedor. Ora bolas a história é ruim, os atores são ruins e os efeitos especiais são ruins. Em compensação ele diverte. Mas como isso é possível? Simples, em momento algum o filme tem a pretensão de ser nada além de pura e simples diversão. Assistir a ele com o cérebro desligado vai garantir ótimas gargalhadas, além de momentos de espanto pelo nível de non-sense que o roteiro conseguiu chegar – a cena do tubarão mordendo a Golden Gate é a melhor.  

Categorias

Comentários