ZIGG 8 anos

"Navegando no mar da informação desde 2003. Parabéns ZIGG!"

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
26 abr, 2011

3 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Quando a primeira semente, do que hoje seria um dos maiores sites de downloads do país, foi plantada a internet e o mercado de Web eram bem diferentes. No ano de 2003 o mundo começa a mudar, uma coalizão de forças militares formada por diversos países ocidentais, rumaram para o Oriente Médio. Com o pretexto de livrar estas nações da ditadura e do terrorismo, cidades foram devastadas e o que se seguiu foi um espetáculo de superioridade bélica que repercute até hoje.

O público brasileiro, mesmo do outro lado do mundo, pode acompanhar tudo o que se passava ao vido e em tempo real. Veículos de comunicação começavam a fazer uso da internet como forma de propagar mais rapidamente as informações que lhes chegavam sobre estes conflitos. Começa ali uma mudança radical que influenciaria a troca de informações pela rede, marcando de vez a transição do antigo modelo 1.0 para chamada Web 2.0.

Foi mais ou menos no mesmo ano que o Google fincou seus pés, tornando-se o serviço de busca mais popular do mundo. Sua vantagem frente aos concorrentes mais diretos como Microsoft e Napster estava na mudança de proposta. Enquanto as duas empresas citadas trabalham diretamente com um modelo Web baseado na emissão-recepção (via de mão única), Larry Page e Sergey Brin (fundadores do Google) pensaram adiante e optaram por oferecer não um mero produto, mas um serviço em que a interação com o usuário seria a base.

A participação constante dos usuários do serviço auxiliou seus desenvolvedores a criar ferramentas capazes de identificar preferências, sugerir termos de busca e até exibir resultados relevantes com base no seu gosto pessoal. Essa interação se tornaria ainda mais direta com a popularização dos blogs e redes sociais.

Durante anos a criação de sites na rede esteve condicionada ao conhecimento técnico na área de informática. Era praticamente impossível que uma dona de casa do interior de São Paulo, acessasse um sítio na internet, quanto mais fosse dona de uma página pessoal. Então surgiram os blogs e este paradigma mudou radicalmente. Hoje, não é preciso formação acadêmica ou profissional, se você quer um espaço para dizer o que pensa basta escolher a plataforma do seu agrado. Na Web há espaço para todos.

Com as redes sociais não foi muito diferente, chegaram de mansinho e se tornaram no grande boom desta primeira década do século XXI. O que começou como uma forma de reaproximar as pessoas, fazer amigos e participar de grupos com interesse comum; tornou-se o veículo que recentemente, vem sendo apontado por especialistas como cruciais nas revoluções por democracia que atingem (adivinhem só) governo ditatoriais no Oriente Médio. E o ciclo de fecha mais uma vez.

O que o ZIGG tem a ver com isso? Bem muita coisa. De 2003 prá cá, o mundo mudou, a internet mudou e nós mudamos junto. De uma pequena e inovadora idéia, hoje estamos em parceria com um dos maiores portais de conteúdo do país, o UOL.

Assim como os revolucionários criadores do Google, fomos perspicazes ao notar as mudanças que se seguiam no mercado de tecnologia. A internet mudou e nós com ela e se há quase uma década, dispúnhamos de uma interface pobre e simples, agora contamos com um layout arrojado, que segue as tendências mundiais no segmento e que inova ao implementar novas ferramentas constantemente. A primeira vista pode não parecer, mas o trabalho aqui é intenso. São horas e mais horas de muita ralação para garantir que você usuário tenha sempre programas e serviços de qualidade.

O que nos deixa felizes é saber que contribuímos a cada dia com a informação, educação e , porque não, entretenimento de milhares de pessoas, dentro e fora do país. Como a Web 2.0 é baseada na interação, criamos canais diversos de comunicação para estreitar ao máximo a relação com você usuário. Mande críticas, sugestões, elogios no nosso campo de Comentários; Escreva para o Blog do Zigg, espaço criado para que você poste novidades na área de tecnologia ou apenas para se divertir com os amigos.

Pegando carona nas redes sociais, damos um passo á frente. Desta vez, não mudaremos com o mundo, mas esperamos que ele mude conosco. Por enquanto o projeto ainda é sigiloso, mas garantimos que será algo inovador, que agrupa o conceito de comunicação de mão dupla – onde não existe distinção entre produtores e receptores de informação – com a versatilidade e interação de redes como Facebook, Orkut e Twitter.

Surpreso? Não deveria. Pois quem nos acompanha há algum tempo já deveria saber que no aniversário do ZIGG, quem ganha o presente é você!

Categorias

Comentários