Opera é o navegador mais seguro do mundo!

"Pelo menos é o que diz o relatório anual da Symantec, empresa do Norton Antivírus."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
12 jun, 2013

0

Aggregate score based on 0 reviews

Por essa pouca gente esperava! A Symantec, criadora de softwares de segurança como um tal de Norton Antivírus, anualmente realiza um levantamento sobre as principais ameaças da rede no ano em questão, assim como os resultados de suas ações e taxas de infecção. Dente as análises uma chamou a atenção no relatório emitido dia 20 deste mês. Nele, o grupo fez um levantamento sobre os navegadores com as maiores e menores chances de contrair um vírus.

Alguém arisca dizer quem foi o vencedor? Eu mesmo se tivesse feito uma aposta, teria perdido com louvor. Nem IE, nem Firefox, muito menos Chrome, o browser mais seguro da web é o Opera! Em 2009 o Opera foi, entre os navegadores, aquele com menor tempo de exposição a vírus, worms, malwares, spams e similares. Os números não foram divulgados ainda, mas só pelo renome dos realizadores da pesquisa é de se acreditar que o Opera possa consolidar-se entre os melhores navegadores do mercado, superando o trio parada dura.

Afinal, ele tem tudo que os outros tem, com um interface moderna, clean e que lembra bastante o Google Chrome: mas com a vantagem de ser mais seguro do que qualquer um deles. É claro que existem considerações a se fazer em respeito a este resultado. Primeiro não se dá pra comparar o número de usuários de um Explorer, por exemplo, com os que utilizam o Opera regularmente.

A quantidade é sem dúvida muito superior. Num universo tão vasto é de se esperar que a ocorrência de infecções seja proporcionalmente maior. Outro detalhe não mencionado é que a popularidade de tais navegadores é justamente o motivo para tantos malwares. Quando um hacker quer atingir o maior número de usuários possível é lógico que ele vai procurar atingir a ferramenta com o maior número deles.

Pode ser que com o tempo – e divulgação – a medida que mais usuários passarem a utilizá-los surjam ameaças específicas contra sua estrutura. Claro que tudo são conjecturas e o futuro ainda é incerto. Se acaso o Opera começar a destacar-se perante o triunvirato da rede poderá ele ser morto como César? A traição é pelas costas.

Comentários