Páginas sobre o Haiti podem conter antivírus fraudulentos

"Hackers tiraram proveito do terremoto no Haiti para infectar internautas."

4ae73c9
Por Romulo Vercosa
11 jun, 2013

0

Aggregate score based on 0 reviews

 

 

Que a internet é um lugar perigoso para o internauta desavisado isso todo mundo sabe. A mão que afaga é a mesma que apedreja, já diz o poeta e na rede mundial de computadores esta afirmação ganha ainda mais veracidade. A mesma internet que tem servido como ferramenta de informação e ajuda aos atingidos pelo terremoto no Haiti, também tem sido utilizada por pessoas mal intencionadas.

A empresa de segurança americana Sunbelt Software divulgou nota afirmando que muitos dos resultados encontrados em mecanismos de busca sobre a atual situação do Haiti levam o usuário a instalar antivírus fraudulentos no computador. Talvez você já tenha sido induzido a instalar um destes na sua máquina, geralmente eles notificam a existência de um suposto vírus, na tentativa de te fazer comprar um programa antivírus que na realidade não existe. A compra é feita online, com a vítima fazendo um depósito numa conta qualquer.

Se isto acontecer com você, IGNORE! Não há nada melhor do que usar um programa de segurança cuja qualidade tenha sido atestada e comprovada. É verdade que os mais famosos são pagos e caros (alguém aí lembrou do Norton?), mas a maioria deles possui versões Trial que protegem o computador contra infecções apesar dos recursos limitados.

Um bom exemplo é a linha AVG que possui versões para testes e gratuitas com diferentes funcionalidades. O AVG Antivírus e o AVG Antivírus Professional, por exemplo, monitoram o PC em tempo real com atualizações automáticas e estão disponíveis em versões Freeware (Grátis) e Shareware (Gratuita para Testar). Possuem basicamente as mesmas funções, embora o Professional possua uma sensível diferença no quesito velocidade, além de ferramentas adicionais.

Neste link é possível encontrar diversas opções para proteger seu computador contra as ameaças virtuais que infestam a rede. Portanto cuidado! Não caia no conto destas pessoas que se aproveitam da desgraça alheia para lucrar. Procure sempre softwares seguros e confiáveis, leve isso em conta sempre que for instalar qualquer programa novo, independente da sua finalidade.

Comentários