Por Romulo Vercosa
Atualizado em 13/06/24
1 minuto de leitura
Não é de hoje que as estrelas chamam a atenção daqueles com pés fincados aqui na Terra. Desde a antiguidade, as remotas tribos nômades que habitavam nosso planeta, já tentavam explicar a influência que os astros tinham sob nossas vidas. Na verdade, até bem recentemente, todas as explicações para o movimento dos astros estavam associados com a mitologia.
Em termos históricos, foi no Egito Antigo, há aproximadamente 3 mil anos, que o homem passou a olhar paras os céus com mais atenção. Ele descobriu que podia orientar-se por meio da posição das estrelas, dando nomes a alguns agrupamentos, criado assim os primeiros mapas celestes.
É claro que nos dias de hoje mapear os céus já não é mais uma atividade baseada apenas na dedução. WikiSky prova isso, ao apresentar ao usuário a possibilidade de observar os céus com uma riqueza de detalhes que deixaria espantado qualquer astrólogo egípcio. São imagens captadas pelos mais modernos satélites e sondas espaciais já colocados em órbita pelo ser humano.
O serviço cataloga os pontos mais importantes, além de apresentar links com imagens e descrições breves sobre cada setor mapeado. Além disso, o usuário pode utilizar-se de diversas ferramentas, como a de Zoom, para pegar todos os detalhes, ou mesmo um módulo de busca, para procurar por elementos específicos, embora isto exija um pouco mais de conhecimento na área para poder diferenciar os diversos astros e estrelas.
Se você é daqueles que não se contenta apenas em observar, saiba que o serviço conta com uma espécie rudimentar de rede social. Para isso cadastre-se no site e crie um ponto para você no céu. Isso é apenas uma brincadeira é claro, mas já existem diversas pessoas participando dela. Insira um nome para sua estrela e informe os dados da maneira que preferir.
Sem resultados
ResetNo results available
ResetCarregando download...