Por Romulo Vercosa
Atualizado em 13/06/24
3 minutos de leitura
Índice
ToggleWindows Movie Maker é a melhor maneira de editar videos. A diferença deste para outros programas para editar videos é sua simplicidade. Além de importar fotos e vídeos, você também poderá editar video e aúdio sem ter de recorrer a outros softwares. Com ferramentas em português e o selo de qualidade Microsoft, o Movie Maker irá transformar seu PC num estúdio cinematográfico.
Anteriormente nativo em sistemas Vista e XP, o Movie Maker ficou de fora do Windows 7 e 8. Para baixar o Windows Movie Maker clique no botão de download desta página, em seguida dê um duplo clique sobre o executável para abrir. Note que não se trata do EXE do programa e sim do instalador do Windows Essencials.
O Windows Essencials é um pacote de programas grátis para Windows que inclui a Galeria de Fotos, Live Mail, Writer, Messenger, SkyDrive e claro, o Movie Maker. Ao abri-lo você deverá escolher o tipo de instalação que seja fazer: “Instalar todos os programas” ou “Escolher os programas que deseja instalar”.
Em nosso caso, vamos nos limitar apenas ao Movie Maker, portanto faremos da opção 2 nossa escolha. Uma lista com todos os aplicativos mencionados acima estará disponível, note que ao lado de cada um existe uma caixa correspondente. Por padrão todas estão selecionadas, mas teremos de desmarcar todas, com exeção de uma: a do Movie Maker.
Agora clique em instalar e aguarde enquanto os arquivos do programa são transferidos para seu computador. Se ao final a janela do Movie Maker não abrir automaticamente vá até o Botão Iniciar, clique em Todos os Programas e busque por “Movie Maker“. Clique sobre ele para abrir ou com o botão direito do mouse > Enviar para > Àrea de Trabalho, criando assim um atalho no desktop.
Com a janela principal aberta é hora de editar vídeos. Para isso será preciso conhecer um pouco das ferramentas e opções disponíveis. Por sorte, o programa possui suporte para o português o que irá facilitar bastante o trabalho nos futuros cineastras. No botão Iniciar do Movie Maker você encontra opções para criar, editar e salvar um projeto.
Adicionalmente você pode contar com as abas: Início, Animações, Efeitos Visuais, Projeto, Exibir e Editar.
Início possui opções para adicionais fotos, vídeos e música. Se você não tem um video base com o qual trabalhar capture um a partir da camera do próprio PC. O mesmo recursos pode ser usado para gravar áudio, clique na opção “Gravar Narração”, mas certifique-se de possuir uma bom microfone.
Na aba Início também são definidas as informações básicas a cerca do vídeo. Utilize as opções de Título, Legenda e Créditos para taggear o arquivo. Por fim, compartilhe o resultado final no SkyDrive, Facebook, Vimeo, Flickr ou Live; apenas escolha a resolução do filme entre as opções 1280×720 (4,5 MB), 854×480 (2 MB), 640×360 (1 MB) e 426×240 (0,5 MB).
Na aba Animações encontramos uma das coisas mais legais no trabalho de edição, as transições. Transições são pequenos efeitos usados para camuflar cortes feitos durante a finalização do vídeo. No caso do Movie Maker ele traz 3 do tipo Dissolver (desfoque em preto, fading cruzado e pixelizar), 1 do tipo Revelar (inverter) e 1 do tipo Cinematográfico (fade em cinza).
Depois de escolhida a transição é hora de personalizar. Defina o tempo de transição,´preferencialmente um valor pequeno como 1,5 segundo. Transições com tempos maiores são possível, mas pouco recomendadas, principalmente se existem vários cortes ao longo da projeção. O resultado final seria um filme cansativo de se assistir.
Outra dica é aplicar o mesmo tipo e tempo de transição em todas os arquivos que compõe o filme. Normalmente o efeito é adicionado durante o processo de pósprodução, mas o Movie Maker traz uma alternativa mais rápida. Trata-se do botão “Aplicar à todos”. Basta um clique sobre ele para aplicar os parâmetros definidos à todos os elementos em edição.
Como o nome sugere, a aba Efeitos Visuais é responsável pelo uso de uma série de efeitos visuais. Basicamente, são diversos filtros que alterarm aspectos como cor, tamanho e luminosidade. Ao todo são 26 filtros, separados em 5 categorias: Artítico, Preto e Branco, Cinematográfico, Espelhar e Movimentos/Fades.
Assim como na aba anterior (Animações), Efeitos Visuais permite ao usuário aplicar o mesmo efeito a todo o projeto. Trata-se do botão “Aplicar à todos”. Basta um clique sobre ele para aplicar os parâmetros definidos à todos os elementos em edição.
Por padrão o vídeo é criado no formato Widescreen, mas isto pode ser alterado na aba Projeto. O Wide usa uma resolução 16:9, enquanto a Padrão, usada em TVs é de 4:3. Em termos práticos ao mudar da primeira para a segunda você está reduzindo a largura do vídeo, e aumentando a altura.
Em termos práticos a medida irá reduzir o excesso de conteúdo nas extremidades da tela, concentrando a atenção do usuário no centro. Outras mudanças disponíveis incluem o realce de narração, usado quando a captação não esta 100% e o som aparece mais baixo que o de costume. O mesmo procedimento pode ser executado para realçar a qualidade (nitidez) de um vídeo ou de uma música.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...