"Quem acha que console é sinônimo de Xbox 360, PlayStation e Wii, além de alguns bons portáties, precisa dar uma olhada nisso."
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A indústria de games – mais especificamente consoles para jogos eletrônicos – construiu alguns equipamentos que marcaram época. Design inovador, jogabilidade, miniaturização são apenas alguns conceitos que fazem o sucesso deste segmento.
Mas nem tudo é um mar de rosa e para cada Xbox 360 criado, para cada Wii ou PlayStation que sai da prancheta dos engenheiros e projetistas, coisas estranhas e muitas vezes bem ruins são criadas.
Elegemos dez dos piores consoles já inventados até hoje. Veja as imagens, confira sua descrição e nos diga se concorda ou não com essa seleção.
Gakken TV Boy
As experiências dos japoneses em jogos pode às vezes ser exagerada. Este estranho console tinha um joystick em formato em T, construído sobre uma única carcaça. A alça do lado esquerdo não podia ser separada, e era utilizada para o jogador segurá-la enquanto estivesse jogando e manter uma estabilização do sistema. Além de possuir uma pequena biblioteca com jogos ruins.
Tiger Game.com
Em 1997, quando foi lançado, o Tiger foi apontado como maior concorrente para o GameBoy da Nintendo. Tinha tela sensível ao toque e conexão a internet. Mas essa conexão era muito ruim, suportava apenas textos e precisava ser conectado a um modem externo, via cabos – nada portátil. Além disso, a biblioteca de jogos era muito fraca e com péssima resolução.
Tiger Telematics Gizmondo
Apesar do nome bobo, o console fez mais sucesso devido aos problemas com a justiça que seus executivos tiveram. Mas o aparelho também tinha uma terrível biblioteca de jogos e não decolou.
Mattel Hyperscan
Este produto incorporava videogames e coleção de cartões de games. Para cada game disponível em CD, a Mattel também vendia cartões que contavam com chips RFID. Mas a estrutura do aparelho era fraca, os jogos eram horríveis, a tecnologia RFID não funcionava bem e levava-se muito tempo para carregar cada jogo.
Tandy/Memorex VIS
Durante o entusiasmo multimídia na década de 90, a Tandy foi uma das empresas que entrou na briga – com esta horrenda plataforma, que lembra bastante o também horrível Phillips CD-i. Virtualmente não tinha software, e usava um hardware que era muito antiquado até para a época (uma CPU 286 com o Windows 3.1).
Nokia N-Gage
Com a virada para o século 21, muitos handhelds surgiram no mercado, incluindo este console da Nokia. O N-Gage combinou celular e console de videogame portátil em um único dispositivo, e que não desempenhava nenhuma das funções satisfatoriamente. Tinha uma fraca biblioteca de jogos, péssimo design para os controles e microfones e alto-falantes localizados na parte lateral.
Philips CD-i
A ideia inicial do produto era interessante: uma máquina com games multimídia em CD-ROM e que poderia ocupar um lugar ao lado do videocassete na sala de casa. Mas infelizmente a Phillips criou novos padrões de CD para o seu conteúdo e licenciou a plataforma para outros fabricantes. Além disso, tinha uma fraca biblioteca de softwares, baixa qualidade de vídeo e péssimo design dos controles.
Apple Pippin
Em 1996, a Apple lançou o Pippin como um dispositivo multimídia e o licenciou para outras empresas fabricarem. Infelizmente a nova plataforma da Apple tinha uma crise de identidade: além de um console de game, também era um computador para navegar na internet e um player multimídia – mas realizava todas essas tarefas pobremente. E também tinha um preço bem elevado: 600 dólares.
RCA Studio II
Apesar de nunca ter lançado um Studio I, a RCA e seu Studio II poderiam ter se saído melhor – especialmente se compararmos com o sucesso do Atari, também da RCA. A falha já começa com a falta de controles: eram usadas as teclas de um teclado, embutido na base do console. Gráficos em blocos brancos e pretos, o áudio vinha de um alto-falante embutido no console e os jogos eram no mínimo medíocres.
RDI Halcyon
Lançado em 1985, em quantidade limitada e com um preço absurdo de 2.500 dólares. E teve somente dois jogos produzidos – e ambos eram bem ruins.
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