"Penetração do microblog entre internautas brasileiros em junho é maior que a dos Estados Unidos e do Reino Unido, informa Ibope Nielsen Online."
0
O Brasil assumiu a liderança em penetração do Twitter. No mês de junho, cerca de 5 milhões de usuários de internet – ou 15% dos cerca de 34 milhões de brasileiros que acessaram a internet – visitaram o serviço de microblog, aponta a empresa de medição de audiência de internet Ibope Nielsen Online. O aumento foi de 71% em relação ao número de visitas de brasileiros no Twitter em maio.
Com os números, o Brasil fica à frente dos Estados Unidos, onde o Twitter é usado por 11% dos internautas, e Reino Unido, onde a penetração é de 9%.
Segundo o analista de internet do Ibope Nielsen Online, José Calazans, os brasileiros também são os internautas que passam mais tempo no Twitter. A média de permanência é de 36 minutos por mês navegando pelas páginas do serviço. Os usuários brasileiros, em média, visitam o Twitter sete vezes por mês – o que significa a permanência média de 5 minutos por visita.
Nos EUA, a média de tempo gasta no Twitter em junho foi de 31 minutos por usuário e no Reino Unido de 25 minutos.
“No Brasil, as grandes movimentações, como problemas nas eleições do Irã ou a morte do ídolo pop Michael Jackson ainda estão trazendo o Twitter à tona no noticiário. Lá fora, o crescimento já tem sido menor porque o Twitter já está deixando de ser notícia”, disse Calazans.
O analista afirma que é impossível prever qual será a reação do público brasileiro nos próximos meses. “É provável que haja uma estabilização no crescimento, como se tem visto na Austrália, Espanha, EUA. Mas o brasileiro é muito ligado a essas coisas e é capaz até de acontecer a mesma coisa que ocorreu com o Orkut, virar uma ferramenta praticamente nossa”, declarou Calazans.
O especialista, no entanto, afirmou que ainda não há qualquer indício demonstrando que a “febre” do Twitter no Brasil vai se manter após a redução do número de aparições do serviço na mídia.
Em maio, o Twitter foi acessado por 3,7 milhões de brasileiros, uma penetração de 10,7%, incluindo usuários de internet domésticos e corporativos.
A medição do Ibope Nielsen Online registra quem acessou o serviço, seja ele usuário ou não, e não contempla inscritos que usam softwares no desktop para publicar posts no microblog.
No results available
ResetSem resultados
Reset