Google planeja sistema operacional de código aberto Chrome

"Software será voltado para equipamentos baseados na internet, como netbooks, e estará disponível na segunda metade de 2010."

4ae73c9
Por Jean Carlos
08 jul, 2009

0

Aggregate score based on 0 reviews

O Google está desenvolvendo um sistema operacional de código aberto voltado para computadores baseados na internet, como netbooks, e vai lançá-lo até o final deste ano, informou a empresa.

O sistema operacional, que terá o nome de Chrome, o mesmo que a empresa deu ao seu browser, deve começar a aparecer em netbooks, pequenos computadores portáteis voltados para navegação na internet, na segunda metade de 2010.

Este é mais um desafio direto do Google contra a Microsoft, empresa norte-americana de software que domina o segmento de sistemas operacionais com o Windows.

“Velocidade, simplicidade e segurança são aspectos importantes do sistema operacional Chrome”, escreveram Sundar Pichai, vice-presidente, e Linus Upson, diretor de engenheria, em um post.

Apesar de inicialmente ser voltado para computadores portáteis de baixo custo, o objetivo é que o novo sistema operacional seja uma opção para qualquer tipo de computador.
O sistema operacional Chrome estará disponível para computadores baseados na arquitetura X86, que usam os chips da Intel e AMD, e na arquitetura Arm.

“É um novo projeto, separado do Android”, informou Sundar Pichai, vice-presidente e diretor de engenharia do Google, referindo-se ao sistema operacional para celulares da empresa, em um post.

De acordo com ele, o Android foi criado para funcionar com vários aparelhos, de celulares a netbooks. O sistema operacional Chrome está sendo desenvolvido para pessoas que passam a maior parte do tempo na internet.

O coração do sistema operacional Chrome é o Linux. Aplicações, que podem ser escritas para a linguagem de programação da Web, rodarão dentro do Chrome em um novo sistema de janelas.

Estas aplicações, informou o Google, poderão rodar também a partir do browser Chrome em máquinas equipadas com Windows, Mac e Linux, o que significa que um programa pode funcionar em qualquer computador.

Categorias

Comentários