"Processador de textos inclui os recursos básicos de editoração eletrônica para incrementar páginas."
2 minutos de leitura
0
Desde versões mais antigas, o Word permite a produção de páginas mais elaboradas, com colunas, quadros de texto, imagens e letras capitulares. Mas é na versão 2007 que essa vocação para programa de paginação fica mais evidente – e os recursos, mais eficientes e fáceis de usar. Confira alguns dessas possibilidades.
Fundo lisos e com efeitos
Quer trocar o fundo padrão branco por uma cor? Abra a guia Layout da Página e, no grupo Plano de Fundo da Página, clique em Cor da Página. Selecione uma cor na painel que surgirá ou clique em Mais Cores para escolher novas tonalidades ou fazer uma mistura personalizada. É possível também usar efeitos de preenchimentos. Basta abrir a opção correspondente e escolher um gradiente, uma textura, um padrão ou uma imagem para o fundo e fazer os ajustes desejados.
Colunas e alinhamentos
Por padrão, os textos do Word são apresentados em uma única coluna, mas é possível usar várias delas para fazer com que os documentos ganhem aparência de jornal ou revista. Na mesma guia Layout da Página, clique em Colunas no grupo Configurar Página. As opções disponíveis são Um, Dois, Três, Esquerda e Direita. Se nenhuma delas atender sua necessidade, clique em Mais Colunas. Nessa caixa de diálogo, além de usar as opções anteriores, você poderá definir o número de colunas desejado, a largura de cada uma delas, o espaçamento entre as colunas e até em que parte do documento deseja aplicar as definições de coluna. Poderá também, se preferir, colocar uma linha para dividi-las. Depois, use as opções de alinhamento do grupo Parágrafo da guia Início se quiser alinhar o texto à direita ou à esquerda, centralizá-lo ou justificá-lo.
Capitulares
Para inserir uma letra capitular no início do texto, vá até a guia Inserir e clique em Letra Capitular. Além das opções de posicionamento da letra, em Opções de Letra Capiturar você encontrará novas possibilidades de fonte e poderá definir a altura da letra e a distância do texto.
Imagens e legendas
Inserir imagens é simples. Na faixa de Opções Inserir, selecione Imagem. Depois, clique nela e use as ferramentas da guia Formatar para fazer algumas escolhas. Você pode, por exemplo, usar um dos estilos disponíveis na galeria correspondente, mudar a posição e definir como será a quebra automática do texto. Para inserir uma legenda, com a foto selecionada, abra a guia Referências e clique em Inserir Legenda.
Quadros de texto
Sua página também pode conter quadros de texto para destacar algumas informações. Abra a guia Inserir e escolha Inserir Caixa de Texto. O Word oferece algumas opções para inserção rápida, mas você pode escolher Desenhar Caixa de Texto e traçar o quadro manualmente. Clique na caixa depois de inseri-la e abra a guia Formatar para refinar o trabalho. Entre as opções de ajuste e aprimoramento estão o posicionamento do quadro em relação ao texto, o tamanho, a cor de fundo e o uso de efeitos de sombra e 3D.
Sem resultados
Reset