Por Jean Carlos
Atualizado em 13/06/24
2 minutos de leitura
PRTG Network Monitor é um programa avançado capaz de fazer um acompanhamento de toda sua rede. As funcionalidades do software incluem: up/downtime, controle do tráfego e uso, análise aprofundada e concisa em relatórios. Usuários podem inclusive configurar a rede de dispositivos e sensores para controlar o mesmo.
Mesmo as pequenas empresas precisam monitorar o tráfego que suas redes geram. Sem uma analise periódica, aumentam as chances de que procedimentos mal feitos comprometam seu desempenho. Uma rede lenta compromete os rendimentos e gera gastos de manutenção altíssimos, que poderiam ser reduzidos com uma prevenção eficaz.
A grande vantagem deste programa é que além de possuir uma interface de fácil compreensão, possui suas opções organizadas em categorias. Desta forma, você pode emitir relatórios apenas sobre uma rede específica – caso você utilize mais de uma – ou de um conjunto específico de aplicações.
Sempre que uma possível ameaça ao desempenho é detectada, o programa emite um aviso que pode chegar até você por meio de email, sms, mensagem sonora ou relatório de dados na própria tela. Por meio do relatório, o usuário é informado sobre as possíveis causas e orientado a todas as medidas corretas para evitar danos.
Mesmo com uma interface bem organizada o PRTG Network Monitor não é uma programa para usuários leigos. De fato, se você possui pouco ou nenhum conhecimento técnico na área de redes, o máximo que conseguirá é perder-se entre os gráficos, tabelas e dados estatísticos apresentados pela ferramenta. Por outro lado, isso não significa que se trata de uma aplicação ruim, exatamente o contrário.
Sua complexidade só acrescenta maior precisão aos dados gerados. Por meio deles, o profissional responsável por um conjunto de redes pode criar relatórios detalhados sobre desempenho. Com isto é possível identificar eventuais erros e sanar problemas antes que estes tomem a rede de assalto.
A ferramenta e suas opções estão disponíveis em diversos idiomas. Embora o Português não esteja incluido no pacote atual, os desenvolvedores afirmam que uma atualização será lançada nos próximos meses corrigindo este deslize. Embora os profissionais já estejam habituados a utilizar softwares do gênero em inglês, ter ao seu alcance uma ferramenta tão completa em nosso idioma nativo facilitará muito o trabalho.
Sem resultados
ResetCarregando download...