"O mercado brasileiro de software e serviços cresceu 35% em 2008, em relação ao ano anterior."
0
A pesquisa foi conduzida pela IDC, a pedido da ABES, Associação Brasileira de Empresas de Software. Segundo o levantamento, o Brasil está em 12º posição no ranking mundial.
O faturamento em 2008 com softwares e serviços no Brasil foi de 15 bilhões de dólares. Deste total, 5 bilhões de dólares vieram de programas de computador (1,68% do mercado mundial) e 10 bilhões de dólares de serviços (1,72% do mercado global de serviços). Além disso, foram exportados 340 milhões de dólares em licenças e serviços.
O setor financeiro e industrial foi responsável por metade da demanda de sofware no país, seguido por serviços, comércio, governo e agroindústria.
Segundo a Abes, de todas as empresas dedicadas ao desenvolvimento e produção de software, 94% são micro e pequenas empresas. As empresas de médio porte representam 4,9% do mercado brasileiro e as grandes empresas ficam com 0,8% da fatia.
As empresas do setor devem investir principalmente em virtualização, Voz sobre IP, ferramentas de consolidação e de gerenciamento e em projetos de terceirização, segundo o levantamento.
No results available
ResetSem resultados
Reset