iPhone da Apple emerge como plataforma para jogos.

"O iPhone, da Apple, surgiu como uma plataforma séria para videogames, concretizando a promessa dos jogos em celulares e se posicionando como um concorrente legítimo dos sistemas portáteis de videogames."

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Por Antonio Manoel
01 abr, 2009

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Na Game Developers Conference, em San Francisco na semana passada, houve muita discussão sobre planos de jogos para o iPhone e seu primo iPod Touch, que funciona apenas com o sistema WiFi.

Com cerca de 30 milhões de aparelhos no mercado –17 milhões de iPhones e 13 milhões de iPod Touches–, e acesso a milhares de jogos sempre que desejarem, os consumidores estão comprando e jogando dezenas de milhões de jogos.

Enquanto isso, os criadores de jogos estão mergulhando no mercado com entusiasmo, apresentando novas ofertas em ritmo furioso.

Há quem diga que os recursos únicos do iPhone, como capacidade de GPS, conectividade, tela de toque, e sua grande variedade de conteúdo oferecem vantagens com relação aos aparelhos de videogames portáteis mais estabelecidos, como o Nintendo DS e o Sony PSP.

A série DS já registrou mais de 100 milhões de unidades vendidas, e o PSP tem mais de 50 milhões de vendas desde que os dois modelos chegaram ao mercado no final de 2004.

“O iPhone é uma ameaça a outras plataformas portáteis de jogos”, disse Mitch Lasky, sócio do grupo de capital para empreendimentos Benchmark Capital e ex-presidente executivo da Jamdat Mobile, vendida à Electronic Arts em 2005 por 680 milhões de dólares. “Pode ser algo de imenso”.

A App Store da Apple estreou em julho passado, mas já surgiu toda uma rede de programadores que criou milhares de jogos, que variam de quebra-cabeças e jogos de fliperama a jogos de ação e combate individual. Os programadores ficam com 70 por cento da receita, e a Apple retém 30 por cento.

Os criadores de jogos incluem nomes estabelecidos como a Electronic Arts, Gameloft e Glu Mobile, companhias mais novas como a “ngmoco” e programadores individuais trabalhando de seus cubículos.

Sanette Chao, diretora de relações públicas da Gameloft, disse que a empresa ganhou mais dinheiro vendendo jogos para o iPhone e o iPod Touch nos últimos meses do que em todas as suas vendas a outras operadoras.

“O setor móvel estava esperando pelo momento da virada… O lançamento da App Store foi esse momento”, disse Chao.

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