"A privacidade continua sendo o ponto mais polêmico na implementação do novo sistema."
0
O Google lançou seu controvertido serviço de mapas com fotos de ruas em 25 cidades do Reino Unido, usando uma nova tecnologia para combater o medo das pessoas de terem suas imagens capturadas pelo líder de buscas na Internet.
O serviço, chamado “Street View”, permite que os usuários obtenham panoramas em 360 graus de uma rua, incluindo edifícios, o tráfego e os transeuntes, utilizando imagens obtidas por veículos do Google equipados com câmeras.
O Google disse que cuidaria das preocupações quanto à privacidade por meio de um software que tornaria indistintas as imagens de pedestres e as placas dos carros.
“A privacidade é realmente importante para nós. Acreditamos ter descoberto uma maneira efetiva de enfrentar essa questão”, disse Ed Parsons, tecnólogo geoespacial do Google, em entrevista coletiva nesta quinta-feira.
“Estamos fazendo nosso melhor para tentar remover a imagem de qualquer coisa que possa servir para identificar uma pessoa ou veículo específico”, disse.
Os recursos de defesa de privacidade foram desenvolvidos em cooperação com o comissário britânico de proteção à privacidade, e Parsons diz que o sistema que oculta rostos funcionava em 99,9 por cento dos casos. Outra tecnologia poderia ser usada para completar o serviço caso necessário, ele afirmou.
Os usuários também podem se queixar de imagens ao Google caso estas representem invasão de privacidade ou conteúdo indevido, e o Google afirmou que a imagem seria removida ou obscurecida “em quase todos os casos”.
O panorama de rua em 360 graus oferece ao usuário a experiência de caminhar pela rua em questão e contemplar tudo que o cerca, observando o panorama urbano na direção que preferir.
Desde sua introdução, em 2007 em San Francisco, o Google passou a oferecer o recurso Street View como parte do serviço Google Maps em 100 cidades de nove países.
O lançamento do recurso foi adiado no Reino Unido em parte como resposta aos protestos instantâneos que sua introdução gerou nos Estados Unidos e em parte devido às condições meteorológicas desfavoráveis no país.
Imagens de pessoas tomando banho de sol, invadindo propriedades ou entrando em lojas de livros para adultos foram vistas quando o serviço foi lançado.
No results available
ResetSem resultados
Reset