Consoles ganham espaço de PCs para games online entre jovens de 13 a 17 anos

"Em janeiro de 2009, 25% dos gamers usaram consoles para jogar online, contra 19% até o final de 2008, revela pesquisa do NPD Group."

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Por Antonio Manoel
13 mar, 2009

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Embora o PC ainda seja a plataforma mais popular para games online, os consoles de jogos conectados à internet vêm ganhando popularidade, de acordo com uma pesquisa do NPD Group. Em janeiro de 2009, 25% dos gamers usaram consoles para jogar online, contra 19% até o final de 2008.

A pesquisa realizada com cerca de 20 mil usuários de games, em janeiro, mostra que a participação de gamers online com idades entre 13 e 17 anos aumentou de 17% em 2008 para 22% em 2009. Por outro lado, houve uma queda na participação de usuários na faixa etária de 18 a 34 anos, bem como no grupo com idade entre 35 e 54 anos, revela o NPD.

O console Xbox 360, da Microsoft, permanece na liderança do mercado, com 50% de participação entre os usuários pesquisados. Em segundo lugar, o Nintendo Wii apresentou um crescimento de 18% na base pesquisada pelo NPD, em 2008, para 29% este ano. Já o PlayStation 2 (PS2) apresentou uma queda significativa em participação, enquanto o PS3 saltou da quinta posição, no ano passado, para o terceiro lugar este ano.

O uso dos consoles deve aumentar se os fabricantes conseguirem reduzir os custos destes equipamentos, afirma Robert Kotick, Chief Executive Officer (CEO) da distribuidora de games Activision à agência Reuters. “O preço das plataformas, hoje, ainda não caiu para atingir o mercado de massa e acho que diante das circunstâncias econômicas nas quais o mundo se encontra, há realmente uma diferença entre um jogo de 199 dólares e um de 299 dólares” declarou o executivo.

O fato dos videogames e das plataformas de jogos ainda apresentarem resultados positivos de vendas, mesmo em tempos de crise econômica, é um bom sinal, acrescentou Kotick. “Há provavelmente mais oportunidade em nossa indústria do que em qualquer outra.”

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