"Uma rede virtual privada, ou VPN, é uma forma de disfarçar sua identidade e proteger sua privacidade enquanto estiver na Internet. Leia nosso artigo para saber como ele o protege, quando você precisa dele e porque ele é importante."
4 minutos de leitura
0
Índice
ToggleÉ do conhecimento geral que a Internet facilitou a publicidade de dados pessoais. Quer você esteja lendo as notícias, fazendo compras on-line ou assistindo filmes on-line, você revela muitas informações sobre si mesmo. Essas informações podem despertar o interesse de estranhos, empresas ou autoridades para espioná-lo.
Para contornar este problema, você pode usar uma VPN. Em nosso artigo, explicamos como funciona a tecnologia e quando faz-se necessário utilizá-la.
Uma VPN, ou rede privada virtual, é uma das várias maneiras de proteger sua privacidade quando você acessa a Internet. Uma VPN é um software que roda em segundo plano em seu computador, smartphone ou tablet e criptografa seus dados para que eles não possam ser interceptados por ninguém que possa querer espionar o que você está fazendo on-line. Também é importante entender como as VPNs funcionam para que você possa ter certeza de que está usando uma boa VPN.
A definição mais comum do termo “VPN” se refere a uma conexão criptografada entre duas redes através da Internet que pode ser usada por qualquer pessoa com acesso à Internet. Também pode se referir a um dispositivo físico real usado em conjunto com um software em seu computador ou telefone que permite o acesso a informações em redes públicas como hotspots Wi-Fi.
Uma VPN pode ser usada para proteger sua privacidade ao usar a Internet. Ela criptografará seus dados, impedindo que terceiros os visualizem – ou pelo menos levará mais tempo para fazê-lo. Uma boa VPN também esconderá seu endereço IP, para que ninguém saiba onde você está localizado e quais sites você está acessando.
A melhor maneira de usar uma VPN para segurança é assinando com um provedor de serviços confiável e depois baixando o aplicativo da empresa em seu dispositivo de sua escolha. Você pode então conectar-se a este serviço sempre que necessário, seja em computadores desktop ou smartphones com sistemas operacionais como iOS ou Android instalados neles (ou ambos).
A VPN é boa para muitas coisas. Ela pode ajudá-lo a evitar a censura, proteger sua privacidade e segurança on-line, e muito mais. As VPNs também são úteis para aqueles que desejam acessar conteúdo geograficamente restrito. Se um site ou serviço estiver disponível apenas em determinados países (como Netflix), uma VPN lhe permitirá conectar-se através de um servidor em um desses países e obter acesso ao conteúdo como se você estivesse fisicamente localizado lá.
Entre as possibilidades podemos destacar:
Além disso, o uso de uma VPN durante a viagem pode ser útil ao conectar-se a redes Wi-Fi de hotéis ou outras redes públicas, pois codifica seus dados para que outros usuários na rede não possam vê-los – nesse caso, eles não teriam como saber quais sites ou aplicativos você está usando quando conectado por esse tipo de rede (pois eles não podem ver o que está sendo transmitido).
As VPNs também são benéficas para os jornalistas que trabalham no exterior e desejam se comunicar com os contatos no país de origem sem medo da vigilância de governos ou provedores de serviços de Internet (ISPs). Isto é especialmente verdadeiro para repórteres que cobrem questões sensíveis como terrorismo ou violações dos direitos humanos em todo o mundo; no entanto, qualquer pessoa pode se beneficiar do uso de VPNs sempre que possível!
VPNs também podem ser usadas para acessar redes comerciais remotamente. Quando você usa uma VPN para conectar seu computador ou dispositivo móvel à rede de sua empresa, todos os dados transmitidos entre os dois são criptografados usando a criptografia padrão da indústria SSL/TLS. Isto significa que será difícil para os atacantes interceptar e ler suas comunicações – eles não têm acesso às chaves usadas por qualquer uma das extremidades da conexão.
Você deve tomar cuidado ao conectar-se e entrar nestes sistemas, já que algumas empresas podem exigir autenticação adicional além de ter apenas um nome de usuário e senha. Por exemplo, alguns empregadores exigem que os funcionários usem autenticação multifator para efetuar o login (usando algo como um token RSA). Além disso, tenha em mente que se houver alguma política contra o uso de dispositivos pessoais na rede corporativa (tais como laptops), essas políticas ainda se aplicam mesmo que você esteja usando um serviço VPN!
As VPNs são ferramentas poderosas, mas nem todos os serviços VPN são criados de forma igual. Com tantas opções no mercado atualmente, pode ser difícil saber qual VPN é a melhor para suas necessidades. Para ajudá-lo a fazer a escolha certa, observe os seguintes aspectos:
Como você pode ver, as VPNs são ferramentas incrivelmente úteis que ajudam a garantir sua privacidade e liberdade de expressão on-line. Uma VPN ajudará a manter suas informações seguras e privadas, o que é especialmente útil se você for alguém que trabalha em casa ou viaja muito para o trabalho.
Se você está procurando segurança de primeira linha contra hackers e outros cibercriminosos, considere o uso de um provedor de serviços de rede privada virtual de qualidade. Existem muitas opções por aí, então certifique-se de encontrar uma que se adapte melhor às suas necessidades antes de decidir por uma!
Sem resultados
Reset