Google Acadêmico: tudo que você precisa saber para realizar uma pesquisa

"Um guia completo de como aproveitar o Google Acadêmico, fonte confiável de pesquisas, tanto para buscar artigos científicos como publicar trabalhos de forma totalmente gratuita"

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Por Luciana Gomides
12 jan, 2023

5 minutos de leitura

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Há alguns anos, quando precisávamos fazer uma pesquisa, a única alternativa era correr para a biblioteca. Lá, passar dias inteiros entre livros e enciclopédias gigantes. Graças à tecnologia, todas essas informações foram concentradas em um só lugar, o Google Acadêmico! Aqui, te apresentamos tudo que você precisa saber para realizar uma pesquisa. 

A plataforma reúne ferramentas muito úteis para encontrar artigos científicos, livros e demais itens de literatura acadêmica. Por isso, o repositório é bastante recomendado pela confiabilidade dos conteúdos (ao contrário do Wikipedia, por exemplo, cujas informações são inseridas sem critérios de seleção). 

Então, se ainda não tem o hábito de usar o Google Acadêmico, também conhecido como Google Scholar, saiba mais sobre a ferramenta. Trouxemos, também, dicas sobre as funcionalidades e como usar o repositório de forma mais efetiva.  

O que é o Google Acadêmico?

O Google Acadêmico ou Google Scholar é um tipo de repositório para pesquisas de artigos acadêmicos. Criada em 2004, a ferramenta tem acervo que vai desde referências e citações até enciclopédias e livros renomados. 

Por isso, é tão utilizada por estudantes, seja qual for a graduação, uma vez que reúne informações confiáveis sobre todos os tipos de ciência. Ainda que haja bases de dados um pouco mais robustas, a grande vantagem do Google Acadêmico é ser gratuito. 

Desta forma, você não precisa, necessariamente, integrar uma instituição de ensino para acessar tais repositórios.  

Vantagens do Google Scholar

Primeiramente, estamos diante de um buscador gratuito que disponibiliza informações das mais variadas fontes. O mesmo vale para indexação de publicações. Em segundo lugar, as fontes são mais confiáveis por serem alimentadas por pesquisadores. 

Ademais, há um amplo acervo disponível, entre livros, teses, resumos e dissertações, muitos deles advindos de revistas de qualidade. A pessoa pesquisadora pode refinar sua busca, consoante o que, de fato, se relaciona com o tema de pesquisa. 

Por fim, além de usá-lo como fonte de pesquisa, o acadêmico ou acadêmica pode inserir seu trabalho no Google Scholar, como veremos adiante. 

Como o Google Acadêmico funciona? 

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Da mesma forma que o Google, o Scholar é um motor de buscas. O que isso significa? Que você precisa inserir uma palavra-chave para, a partir daí, o banco de dados listar livros, teses, dissertações, artigos científicos e outros itens acadêmicos. 

A exibição no Acadêmico, analogamente ao Google, também tem critérios de relevância. Nele, são considerados: 

  • nome do autor 
  • quantas vezes o autor já foi citado
  • publicação fonte da pesquisa 
  • quantas vezes tal publicação é citada
  • relação do estudo completo com o tema pesquisado 

Tais resultados podem ser disponibilizados tanto em arquivos de revistas científicas quanto em sites públicos. Por isso, às vezes, você terá artigos inseridos em plataformas que requerem uma assinatura específica para o conteúdo na íntegra. 

Neste caso, seria um conteúdo pago e, para proteger o conteúdo, o Acadêmico exibe apenas uma prévia, como resumo e dados para citação. 

Principais funcionalidades do Google Acadêmico

Com a finalidade de proporcionar pesquisas melhor direcionadas, o Google Acadêmico possui funcionalidades importantes. Confira. 

1. Pesquisa Avançada  

Vamos falar mais sobre o recurso Pesquisa Avançada do Google Acadêmico? Nele, a pessoa pesquisadora reduz o volume fontes a serem exibidas. Basta clicar no menu sanduíche, escolher a função e analisar os parâmetros. São eles: 

  • todas as palavras 
  • frase exata 
  • mínimo de uma palavra 
  • sem as palavras 

Ao preencher os campos, a pessoa busca resultados mais ou menos específico, inserindo desde um termo referente à pesquisa até artigos com expressões relacionadas. 

2. Alerta de Conteúdo

Nem sempre você finaliza sua pesquisa a longo prazo. O doutorado, por exemplo, demanda até dois anos para concluir a tese. Por isso, você pode programar alertas no Google Acadêmicos, de tal forma a avisar sempre que um novo artigo com o seu tema for inserido.  

3. Recursos de descoberta

Para encontrar novos artigos, já nos resultados, recorra a dois recursos de pesquisa. O primeiro é “Citado por”, que vai exibir artigo que menciona o estudo. O segundo é “Artigos relacionados”, com pesquisas que tenham o mesmo foco.

4. Salvar bibliografia 

Conforme você avança na pesquisa, pode encontrar novas informações em cada fonte encontrada. Por isso, é importante salvar a bibliografia pelas quais passar, a fim de, futuramente, retomá-la e comparar os dados informados.  

Você pode fazer isso pelo botão Salvar e, em seguida, criar um tipo de lista com os livros e artigos favoritados. Ou, ainda, importar as referências para algum aplicativo próprio para gestão de bibliografias, a exemplo do EndNote. 

5. Normas da ABNT 

Qualquer monografia, tese ou trabalho de conclusão de curso (TCC) deve obedecer às normas da ABNT. Organize suas referências conforme as determinações da associação, usando o recurso “Citar”. 

Ao acioná-lo, será automaticamente configurado um quadro com as referências prontinhas, segundo as normas da MLA, NBR 6023 (ABNT) e APA. 

6. Meu Perfil 

Você já se perguntou se algum artigo seu foi mencionado por outros pesquisadores? Saiba que é possível rastrear citações criando o perfil no Google Acadêmico. Inicialmente, clique na opção da página principal do repositório e, em seguida, inclua suas informações. 

Com os dados inseridos, o próprio Scholar sugere artigos que, aparentemente, tenham mencionado você como autor ou autora. Selecione os que, de fato, são seus e, finalmente, clique na setinha que fica no topo direito da tela.  

O próximo passo é permitir que a ferramenta localize novos artigos de sua autoria. Por fim, autorize o envio de e-mails e escolha que manterá o seu perfil público para, então, concluir o processo. Com o tempo, vai saber até quantas citações seus artigos já receberam.   

7. Minha biblioteca 

Lembra que destacamos, acima, que você pode salvar as bibliografias pesquisadas. Uma dica é organizá-las na “Minha Biblioteca”. A guia pode salvar referências, artigos e citações, bastando clicar na estrelinha, logo abaixo do ícone, para favoritá-lo.  

Na biblioteca, é permitido gerenciar os itens salvos, elencando-os por período, inserindo marcadores e deletando aqueles que não são mais úteis. 

Como fazer pesquisas pelo Google Acadêmico?

O primeiro passo para fazer pesquisa pelo Google Acadêmico é acessar o endereço da plataforma (https://scholar.google.com.br/). Veja que a tela inicial é similar à do navegador, exibindo uma barra de texto para que você insira o termo desejado. 

Porém, nas ferramentas, você pode filtrar os resultados, como limitar o idioma das fontes e data de publicação. Ainda, usar a busca avançada caso queira localizar temas mais específicos, clicando no ícone de três linhas localizado no canto superior esquerdo da tela.  

Aqui, você escolhe se quer visualizar determinados autores, fontes ou datas estimadas. Note que, quando os resultados são exibidos, ao lado de cada item há o link e o formato do documento (PDF ou HTML).  

Dicas para fazer pesquisas no Google Scholar  

  • Especifique a palavra-chave entre aspas, mesmo na busca comum, para serem ordenados itens direcionados ao termo 
  • Foque em resultados atualizados, caso sua pesquisa não exija um recorte temporal. Para isso, use a pesquisa avançada para determinar as datas de publicação das fontes
  • Use a pesquisa avançada para selecionar idiomas que consiga entender, bem como a filtragem por artigos de revisão. Os últimos garantem a credibilidade da fonte por passarem pela aprovação da comunidade científica.  
  • Busque o conteúdo completo, seja em artigo, seja em livro, clicando em “Todas as versões”. Assim, você verifica se a versão integral está indexada em outra base de dados. 
  • Use operadores boleanos (E, OU e NÃO) para refinar os resultados dos termos nas pesquisas                   
  • Refine as buscas limitando os resultados, por exemplo, com o termo apenas no título, um tipo específico de arquivo e sites determinados  

Posso publicar um artigo no Google Acadêmico?

Deu o maior trabalho pesquisar tanto e chegar ao produto final, né? Quando for aprovado, publique, você, o seu artigo no Google Acadêmico! Na seção “Meu Perfil”, clique no símbolo “+” e, em seguida, “Adicionar o Artigo Manualmente”.  

Escolha o tipo de publicação, insira as informações e, finalmente, clique no símbolo de verificado. Pronto, seu artigo será exibido entre as fontes do Google Scholar!  

Tem Google Acadêmico pelo celular?

Infelizmente, ainda não foi liberado o aplicativo do Google Acadêmico pelo celular. Deste modo, até o momento, só é possível usar a plataforma pelo navegador. Entretanto, é disponibilizada da extensão do navegador no site de busca. Deste modo, fica mais fácil acessar as pesquisas. 

Sendo assim, não deixe de aplicá-lo em suas pesquisas, a fim de obter dados mais confiáveis do que nos buscadores não acadêmicos.

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