Baixe vetores e imagens gratuitas com Freepik

"O Freepik é um banco de imagens gratuito perfeito para os seus mais diversos projetos. Conheça mais sobre essa plataforma."

4ae73c9
Por Camila Kuriya
07 fev, 2023

4 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Se você trabalha com criação de conteúdo para Internet, sabe que ter boas imagens para compor conteúdos é de suma importância. O Freepik é um banco de imagens e vetores gratuito. Com ele, é possível ter acesso a diversas opções sem pagar nada.

Na verdade, tudo que você precisa fazer é realizar um rápido cadastro. A partir disso, você pode navegar por milhares de imagens e vetores gratuitos para download e uso. Quer saber mais sobre como utilizar o Freepik? Acompanhe o nosso artigo de hoje e aprenda tudo sobre o serviço!

O que é e como funciona o Freepik?

98b7d45ced4a809e7ea6fa8853ee4c1d

Fonte: Site Oficial do Freepik

O Freepik, conhecido como Br Freepik no Brasil, foi fundado em 2010. No primeiro momento, a plataforma tinha como objetivo disponibilizar recursos gráficos para profissionais, como designers gráficos. 

Pouco tempo depois o Freepik tornou-se um dos maiores sites de banco de imagens. Atualmente, é de extrema utilidade para criadores de conteúdo web em geral, como youtubers, influenciadores digitais, entre muitos outros.

Apesar da plataforma ser conhecida pelo seu banco de imagens e vetores, ela ainda disponibiliza muitos outros formatos de recursos visuais, como: 

  • fotos;
  • backgrounds;
  • ícones;
  • ilustrações;
  • arquivos PSD.

Em suma, estão disponíveis mais de 4 milhões de recursos gráficos. Além disso, o site conta com aproximadamente 50 milhões de visitantes por mês.

Vale destacar que todos os arquivos da plataforma possuem licença para uso comercial e licença para uso pessoal. Isso significa que a comercialização e disponibilização desses arquivos em outras plataformas de banco de imagens são devidamente proibidas.

Como utilizar o Freepik grátis?

62e21b7caaa3266775e24215199141eb

Fonte: Site Oficial do Freepik

Como você já sabe, o Freepik pode ser usado gratuitamente. Contudo, é preciso realizar um cadastro antes de começar a baixar seus recursos. Usuários da versão grátis podem fazer até 10 downloads por dia sem pagar nada. 

Além disso, se você optar por usar a versão grátis do Freepik, saiba que vai ser necessário fazer a chamada atribuição. Em outras palavras, ao realizar o download, você terá que copiar um link que está disponível em todos os  arquivos e colar na sua publicação. 

Caso prefira realizar a atribuição na própria imagem, o formato indicado pela plataforma é “Desenhado por Freepik”. No mais, salientamos que também é possível utilizar a plataforma gratuitamente sem fazer o login. Nesse caso, são permitidos até 3 downloads por dia. 

Enquanto isso, a versão paga do Freepik permite ao usuário fazer até 100 downloads por dia e dispensa as atribuições. No site, estão disponíveis planos pagos individuais e para equipes. 

Passo a passo de como baixar imagens do Freepik

E aí, você já tinha ouvido falar do Freepik? Se para você essa plataforma é uma novidade, aproveite para conferir o passo a passo de como utilizá-la para baixar arquivos. 

1 – Fazendo cadastro 

8b9dd9ec7d324403b73cd7134bd1e8dc

Fonte: Site Oficial do Freepik

Antes de mais nada, você precisa fazer um cadastro na plataforma. É bem rápido e fácil, você vai ver! Em primeiro lugar, você precisa acessar o site do Freepik. Uma vez na página inicial, basta clicar em “Registra-se”. 

Na sequência, você será redirecionado para uma página onde deverá escolher uma forma de cadastro. Só para ilustrar, é possível entrar com e-mail, conta do Facebook ou conta do Google. Escolha a plataforma de sua preferência e registre-se!

2 – Navegando pelos recursos 

4c25bff6cdda8ac8431d3d4733be2589

Fonte: Site Oficial do Freepik

Após realizar o cadastro no Freepik, finalmente chegou a hora de navegar pelos seus arquivos. Se quiser encontrar um formato de arquivo específico, escolha a opção desejada na página inicial. 

Lembre-se de que estão disponíveis opções como: vetores, ilustrações, mockups, modelos, fotos, mídias sociais, efeitos de texto e fundos. No exemplo da imagem, escolhemos optar pela aba fotos. 

3 – Baixando arquivos

98bb9a9e92d83c002de397fb37e4ca68

Fonte: Site Oficial do Freepik

Agora que você já escolheu uma imagem ou outro arquivo de seu interesse, chegou a hora de fazer o download. Para isso, basta clicar no arquivo escolhido e esperar que uma nova aba seja aberta.

Repare que ao abrir a nova aba, você poderá visualizar a imagem ou arquivo escolhido em tamanho maior. Do lado direito, clique no botão “Download” para começar a baixar o recurso no seu PC. 

Ao adicionar o arquivo baixado no seu site ou publicação, não se esqueça de realizar a atribuição conforme indicado pelo Freepik. 

Quanto custa a versão premium do Freepik?

Caso opte por não atribuir os arquivos baixados, você pode investir na versão paga do Freepik. Primeiramente, note que os valores são disponibilizados em euros, por isso, faça a conversão antes de aderir. 

Como dissemos anteriormente, há opções de planos individuais e para equipes. Acompanhe a seguir as informações referentes a cada um deles. 

Versão paga individual

c38e69603d119a89767421fae2f7984e

Fonte: Site Oficial do Freepik

Como o nome sugere, esse é um plano indicado para apenas uma pessoa. Isso significa que ao escolher essa versão, você não poderá compartilhar o seu acesso com outras pessoas. 

Sobre os preços, eles variam entre 9 e 15 euros. O melhor valor é para o uso anual. Nesse caso, você pagará 108 euros a cada 12 meses, isto é, 9 euros por mês. Enquanto isso, para a contratação mensal, o preço é de 15 euros. 

Versão paga para equipes

4f7e9a4a0269ab0d9758d82537b63e29

Fonte: Site Oficial do Freepik

Na versão pagas para equipes, o Freepik também oferece as modalidades mensal e anual. Além disso, você pode escolher o plano conforme o número de acessos. Só para exemplificar, um plano para até 5 pessoas custa 13,44 euros por licença/mês. 

Se preferir a versão anual, os valores ficam melhores. Nesse tipo de contratação para equipes, o valor é de 8,06 euros por licença/mês para um plano que contempla até 5 pessoas. 

Vantagens e desvantagens do Freepik

Para finalizar, que tal conferir quais são as vantagens e as desvantagens do Freepik? Assim, você conhece mais sobre a plataforma e decide se o investimento vale ou não a pena para você. 

Principais vantagens

  1. Milhares de arquivos disponíveis para download gratuito;
  2. Você pode vender fotos para fazer parte do banco de imagens do Freepik;
  3. Possibilidade de usar os arquivos sem necessidade de atribuição ao contratar uma versão paga;
  4. Diversos tipos de recursos visuais disponíveis;
  5. Filtros, opções, categorias que facilitam as buscas.

Principais desvantagens

  1. Planos pagos são comercializados em euros;
  2. Downloads gratuitos são limitados em 3 ou 10 por dia;
  3. Necessidade de fazer a atribuição no caso da versão gratuita.

Conclusões

Após conhecer tudo sobre o Freepik, fica fácil reconhecer a utilidade dessa plataforma. Além de disponibilizar arquivos de alta qualidade, o Freepik oferece recursos gratuitos para serem baixados. 

 Nesse sentido, se você trabalha com criação de conteúdo para web e precisa de uma fonte repleta de imagens, vetores e muitos outros formatos de arquivos, não pode deixar de conhecer o Freepik. Acesse o site do Freepik agora mesmo e aproveite!

Comentários