"Rede social criada em 2009, o Pinterest supera preconceitos ao reunir imagens categorizadas, os pins, e servir de inspiração para marketing e elaboração de projetos"
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ToggleVocê, com certeza, já deve ter buscado inspiração para decoração, cabelos e até imagens de perfil no Pinterest. Mas, você sabia que a rede social não se limita só a isso? Pelo contrário, a plataforma tem utilizações incríveis, inclusive para o marketing.
Embora seja, mesmo, voltada para a busca visual, a rede social tornou-se referência para as pessoas usuárias. E é juntamente pelo apelo das imagens, que aproxima empresas e marcas do público.
Por isso, está na hora de quebrar preconceitos e conhecer, a fundo, o que é e como funciona o Pinterest. Certamente, você já vai fazer sua conta na plataforma para usá-la de formas brilhantes.
O Pinterest é uma rede social que serve, também, como plataforma de busca visual. Nela, você pesquisa ideias e inspirações para uma série de coisas, por exemplo, vestuário, unhas, cabelos, entre outras.
O acervo é vasto, incluindo até receitas e projetos de bricolagem. Além de simplesmente pesquisar, é possível criar uma conta. Então, a pessoa usuária monta pastas temáticas, ou tabelas, para salvar as imagens favoritas, categorizadas, ou pins.
Além disso, interage com outros usuários e usuárias, comentando, curtindo e replicando as ideias. O Pinterest acabou atingindo uma popularidade considerável, principalmente como inspiração de decoração, moda e artesanato.
Em suma, a plataforma permite que você navegue por suas publicações, os pins, salve, compartilhe e insira ideias. As pastas podem ser públicas ou privadas, nas quais registra suas referências sobre assuntos variados.
O Pinterest foi criado por Ben Silbermann, Evan Sharp e Paul Sciarra, em dezembro de 2009. Inicialmente, a ideia era desenvolver uma plataforma para que, mais do que coletar a organizar imagens, as pessoas usuárias salvassem e compartilhassem suas ideias.
Para disso, tiveram como inspiração os pins que usamos para prender notas na parede. Daí, o nome das imagens que usuários e usuárias salvam em suas pastas. Embora tenha começado como um site para convidados, a rede rapidamente cresceu.
Deste modo, atingiu um público bem mais amplo e, atualmente, concentra mais de 400 milhões de usuários e usuárias em todo o mundo.
A princípio, o Pinterest funciona como uma página de busca. Ou seja, você abre o site e, no campo de pesquisa, insere a informação desejada. Por exemplo, imagens para perfil de anime. Daí, uma série de imagens (pins) serão exibidas para você acessar.
Entretanto, o ideal é abrir uma conta pessoal, ou perfil, de forma a salvar as imagens que considere referências. Para criá-la, basta seguir o passo a passo abaixo:
Este é o procedimento para abrir uma conta pessoal. Porém, como comentamos lá em cima, dá para abrir uma conta de negócios. Para isso, escolha a opção “Criar uma conta business” e seguir as próprias orientações da plataforma.
Por outro lado, se tiver uma conta pessoal ativa, basta adicionar o perfil comercial clicando nas configurações. Configure detalhando nome e tipo de negócio, link para o site e integração com outras redes sociais que sua empresa tenha.
Na conta, é permitido criar até 20 pastas para salvar e compartilhar suas imagens, ou pins, de referência.
Bom, feita a sua conta no Pinterest, é hora de entender como ela funciona. Na plataforma, a pessoa usuária pode salvar e acessar o conteúdo de qualquer dispositivo, seja móvel ou PC. Veja quais são os principais.
Quando acessa o Pinterest, você encontra a página inicial com imagens exibidas conforme os interesses configurados em sua conta. Mas, ao clicar na Lupa, pode visualizar os destaques e publicações mais populares.
No campo de Pesquisa ou menu de busca, procure por ideias novas a respeito do assunto desejado. Você também pode fotografar o que quer buscar, por meio da câmera localizada no canto direito da tela.
Os pins, como já comentamos, são a forma de salvar imagens que servirão de referência posteriormente. Funcionam como aqueles alfinetes de parede. Logo, sempre que encontrar uma imagem que lhe interessa, clique no Pin para não perder.
Se, por outro lado, quiser postar uma foto, acesse o menu, clique no ícone “+” e crie o seu próprio pin.
As pastas são, assim como os arquivos do seu computador, os locais onde salva os pins que mais lhe interessam. Assim, eles não ficam soltos na sua conta, ou desorganizados. As imagens podem ser salvas em pastas de temas diferentes, isto é, por categorias.
Com as notas, você cria anotações sobre as ideias que serão executadas com inspiração nas imagens salvas. Ou seja, você inicia um mini projeto sem, no entanto, precisar sair da plataforma.
Lembra que, lá em cima, falamos do compartilhamento de ideias e imagens? Isso é feito pelas mensagens do Pinterest. Por elas, é possível enviar pins, tanto próprios quanto frutos de pesquisa, além de comentários.
Assim como outras redes sociais, o Pinterest acabou entrando na mira das empresas. Por isso, criou um perfil para negócios, com ferramentas de mensuração e métricas. Logo, sua marca pode tirar proveito dela.
Só para exemplificar, em sua página no Pinterest, divulgue as ideias e aumente a interação com as pessoas usuárias. O objetivo é com que elas se inspirem nas suas publicações para desenvolver seus próprios projetos.
Ainda sobre os negócios, ao criar sua página Business no Pinterest, você pode aproveitar recursos voltados a empresas, por exemplo:
3. Crie conteúdos otimizados
Seja você um usuário ou usuária pessoal, seja uma empresa, crie publicações interessantes, desde o título até as imagens de qualidade. Use, também, vídeos em seus pins, igualmente atrativos.
A publicação frequente dos pins mantém seu perfil atualizado, fazendo com que sua marca, principalmente, esteja entre as mais visualizadas pelas demais pessoas usuárias.
Ao deixar suas Pastas públicas, organize os pins conforme as temáticas escolhidas para cada uma. Isso direciona as pessoas usuárias aos temas e imagens conforme seus desejos de busca.
Viu só, quantas funções você pode executar no Pinterest? Além das imagens e dicas de qualidade, a rede social é uma excelente oportunidade, também, de negócio.
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