Novas funcionalidades tornam mobile cada vez mais atrativo

"Impulsionado pelo lançamento de novas funcionalidades que aprimoram a experiência de jogar através do celular, o mobile tem se tornado cada vez mais atrativo para os jogadores."

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Por Andre Alencar
28 out, 2020

3 minutos de leitura

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De aplicativos desenvolvidos com foco total no usuário até novos serviços de jogos baseados na nuvem, aqui será possível conhecer as principais novas funções disponíveis para o mobile.

Número de usuários ativos surpreende

Entre todos os dispositivos de jogos disponíveis, a categoria mobile foi a que mais cresceu no último ano. De acordo com dados da App Annie, o setor cresceu mais de 12,3% durante o ano e deve gerar mais de 77 bilhões de dólares até o final de 2020.

Olhando para o gênero que mais cresce dentro dos jogos para celular, os dados da consultoria sugerem que os jogos casuais estão liderando as classificações de crescimento de download global, acumulando um aumento de 45% ano após o primeiro semestre.

Para se ter uma ideia do que isso representa, basta mencionar que apenas o mercado de jogos casuais foi responsável por movimentar mais de 2 bilhões de dólares e introduziu mais de 100 milhões de novos jogadores para o hobby.

Ainda segundo dados divulgados pela App Annie, o terceiro trimestre de 2020 viu mais de 14 bilhões de jogos baixados, com o Google Play sendo responsável por 11 bilhões deles e a App Store da Apple por 2,6 bilhões, dados que tornam esse o melhor período da história para jogos mobile.

Foco no desenvolvimento de aplicativos voltados para a experiência do usuário

Depois do boom de Pokémon Go em 2016, cada vez mais companhias passaram a dedicar tempo e conhecimento para desenvolver aplicativos móveis para suas franquias já estabelecidas e sites de caça níquel online como o da Betway Cassino, foram alguns dos mais bem-sucedidos.

O foco total na experiência do usuário faz com que tanto a navegação pelo site quanto pelo aplicativo seja muito intuitiva e o entusiasta só precisa ter um conhecimento básico de tecnologia para aproveitar ao máximo tudo que o programa oferece.

São necessários apenas alguns toques para acessar todos os recursos disponíveis e uma única conta com senha permite navegar tanto pelo smartphone ou tablet quanto pelo PC ou Mac, sendo que os dados ficam salvos e seguros em todos os dispositivos.

Mecânicas e ferramentas sociais dentro de aplicativos também cresceram 

Outra forma encontrada pelas empresas para que seus aplicativos se destacassem nas grandes lojas foi o foco em mecânicas sociais. A tendência atual é que cada vez mais jogos, seja os casuais ou hardcore, integrem diferentes ferramentas sociais e elas aparecem de diversas formas.

É possível encontrar desde simples feeds de atividades, que permitem que os usuários acompanhem o progresso um dos outros no jogo, passando por ferramentas de bate-papo embutidas na própria interface até chegar as já muito utilizadas notificações push que alertam os usuários sobre menções ou convites de amigos ou desconhecidos que queiram se conectar tanto para partidas casuais quanto para a formação de grupos. 

 

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O amadurecimento e popularidade da categoria de jogos casuais, os mais populares de acordo com as pesquisas mencionadas acima, também está fazendo com que os desenvolvedores adicionem mais profundidade e recursos desse tipo a esses jogos.

É possível até mesmo utilizar recursos de outros aplicativos para tornar a experiência mais completa.

Nesse sentido é possível encontrar apps como o Discord, que há meses já pode facilmente ser integrado com jogos como o popular Free Fire, assim como o novo aplicativo Bunch, que atraiu investimentos milionários da EA e da Ubisoft ao permitir aos jogadores manter um chat de vídeo em grupo enquanto jogam diversos jogos multiplayer. 

A última tendência em relação a mecânicas sociais está relacionada a jogos nativos de plataformas sociais. Por exemplo, a gigante Zynga fez uma recente parceria com o Snapchat, que já teve outras parcerias com empresas de games, incluindo um filtro do popular mascote Pikachu, para lançar vários títulos casuais de forma exclusiva no Snap Games e o futuro deve ter cada vez mais parcerias como essa.

Cloud gaming é a maior tendência para o futuro 

Além do foco no usuário e nas diversas ferramentas sociais que tem sido lançados, a iminente chegada do 5G no Brasil e no resto do mundo faz do cloud gaming uma das maiores novas oportunidades.

Essa tecnologia, cujo nome pode ser traduzido para “jogar em nuvem” representa um novo passo tecnológico para os fãs do mobile, já que através dela é possível jogar todo tipo de jogo mesmo que ele não tenha sido desenvolvido com smartphones em mente.

Por exemplo, através do promissor Stadia do Google o usuário ganha acesso a nuvem da empresa que é capaz de rodar qualquer tipo de novo lançamento que seja compatível com os requisitos técnicos robustos suportados por ela.

Ou seja, mesmo que um smartphone esteja desatualizado ou possua requisitos técnicos muito ultrapassados, através do Stadia e do cloud gaming de maneira geral, que poderá ser acessado de forma simples através do navegador, será possível rodar qualquer jogo de última geração.

A Google não é a única empresa atrelada a essa nova tecnologia e outras companhias também estão apostando no cloud gaming, como a Sony através do Playstation Now e a Microsoft, que há anos já oferece o Microsoft Launcher para sincronizar smartphones e PCs, através do novo Project xCloud.

 

De qualquer ângulo que se observe, a introdução dessa nova tecnologia vai permitir que ainda mais usuários sejam atraídos para o mobile e o setor deve crescer de forma ainda mais acelerada nos próximos anos.

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