"Hack instalado em algumas versões do PS4 permitem rodar com facilidade jogos de PS2."
1 minuto de leitura
0
Alguns anos atrás, um grupo de hackers instalou o sistema operacional do Linux no PlayStation 4. Agora, um exploit divulgado recentemente possibilida acesso completo ao console, o que permite rodar quase perfeitamente jogos de PS2 no PlayStation 4.
O hack explora o mesmo sistema utilizado pelo emulador de PlayStation 2, já embutido no console. Sua instalação exige um pouco mais de trabalho, mas é capaz de rodar jogos como Dragon Ball Z Budokai Tenkaichi 3 e Klonoa 2, que não funcionava nem no PS3.
Porém, vale pontuar que este é um processo um pouco restrito, visto que o hack explora uma falha contida no Webkit da versão 4.05 do firmware do PlayStation 4, lançado pouco mais de dois anos atrás.
Essa falha já foi corrigida nas versões mais recentes do console, e ainda não descobriram uma forma de realizar o downgrade, ou seja, reinstalar um firmware antigo em um console que já foi atualizado. Mesmo assim, após a divulgação desse exploit, vários grupos de hackers criaram novas ferramentas para facilitar o “desbloqueio” do PS4.
Nos consoles que são compatíveis, o hack permite acesso total ao sistema. Isso permite rodar não somente jogos de PS2, mas também programas não-oficiais (os chamados “homebrew”) e games piratas do PS4. Porém, como o firmware é antigo, jogos lançados mais recentemente podem não funcionar, visto que exigem que o console esteja devidamente atualizado.
A Sony justifica a ausência de suporte à retrocompatibilidade do console com o “pouco interesse” do público pelos jogos antigos, este novo hack mostra que era possível rodar jogos de PS2 no PlayStation 4 desde o seu lançamento.
Atualmente, o PlayStation 4 conta com alguns jogos clássicos de PS2 à venda na PlayStation Store. Já os jogos de PS3 podem ser jogados através da plataforma de streaming PlayStation Now, mas só por quem mora nos EUA, Europa ou Japão. Infelizmente, o serviço ainda não está disponível no Brasil, ou seja, os gamers brasileiros ainda vão ter que esperar um pouco para usufruir desta funcionalidade.
Texto: Lucas Barbosa
Sem resultados
Reset