Por Pedro Yuri
Atualizado em 12/06/24
2 minutos de leitura
Índice
ToggleFique à vontade no seu Linux e relembre clássicos como Castlevania: Symphony of the Night e PES 2 em um excelente emulador do PS1 para Linux, o ePSXe. A partir de uma imagem ISO ou daquele CD do seu antigo PlayStation que há muito está no fundo da gaveta, você poderá jogar no seu computador como se fosse no próprio console, o primeiro da Sony e um dos mais aclamados da década de 90. Para mais clássicos, experimente também o RetroCopy.
O ePSXe, simples como de costume, representa com qualidade e fidelidade o primeiro console da Sony em um emulador fácil de configurar, oferecendo todas as funções do tradicional video game. Salve o progresso das suas partidas e as dispute online em jogos multiplayer como o Crash Team Racing, utilizando a função “NetPlay”. Além de permitir jogar online o emulador adiciona os conhecidos cheats aos jogos, facilitando bastante nos modos campanha e em alguns casos até no multiplayer, fornecendo munição infinita, imortalidade e itens exclusivos.
Como baixar ePSXe no Linux
Para baixar o arquivo zip atualizado para o seu Linux, clique em nosso botão de download e aguarde o inicio da transferência. Depois que baixar o arquivo .zip o descompacte em uma pasta de sua preferência e, no terminal, navegue até a pasta extraída utilizando o comando “CD” e adicione os seguintes comandos:
1 – sudo install unzip -y
2 – mkdir -p ~/ePSXe && unzip -q epsxe.zip -d ~/ePSXe
3 – chmod a+x ~/ePSXe/epsxe
O ePSXe estará localizado na pasta de seu usuário. Para iniciar o emulador, execute no terminal o comando: ~/ePSXe/epsxe
ePSXe Bios
Antes de começar a jogar os seus games preferidos do PlayStation no Linux é necessário um componente indispensável no seu emulador, a Bios. Infelizmente os desenvolvedores e nós do Zigg Downloads não podemos disponibilizá-la por esta ser de uso e detenção exclusiva da Sony. Recomendamos pesquisas sobre o assunto para mais esclarecimentos sobre este componente e reforçamos nosso compromisso com o direito de propriedade de desenvolvedores e marcas.
Abrindo um jogo no ePSXe
Na opção “File” é possível ordenar a execução de jogos em CD, inserindo o disco (opção “CDROM”) ou em arquivos ISO (opção “Run ISO”), apontando o local onde está armazenada a imagem de disco do jogo. É possível ainda neste menu testar a Bios na opção “Run BIOS” e executar arquivos Indie (jogos independentes) na opção Run “PS-EXE”.
Para iniciar a configuração dos periféricos, incluindo plugins de vídeo, áudio e controles, é necessário que o usuário acesse a aba “Config”. Por meio dela será possível ter acesso às opções correspondentes a cada componente do emulador. Acessando as opções referentes a cada componente é possível alterar os plugins ativos no momento. Esta ação pode ser necessária quando o vídeo, Joystick ou áudio, durante os jogos, não respondem como esperado.
No results available
ResetSem resultados
ResetCarregando download...