Por Jean Carlos
Atualizado em 12/06/24
3 minutos de leitura
Índice
ToggleUma das principais utilidades da internet para muitos usuários até hoje é o compartilhamento de arquivos. Seja para baixar músicas ou até mesmo para baixar filmes e jogos inteiros gratuitamente, os usuários sempre buscam opções para conseguir cópias digitais de seus arquivos. Através do protocolo BitTorrent e do software homônimo, isso pode ser feito com facilidade por meio de arquivos do tipo“*torrent”.
Além do programa, BitTorrent dá nome ao protocolo de rede usado para gerenciar o download de arquivo. As informações de um arquivo, seja um filme ou uma música, ficam registrados em um arquivo do tipo “*.torrent”. É nesse ponto que entram os softwares e, neste caso, o BitTorrent, ele lerá as informações desse arquivo para baixar o arquivo desejado em sua máquina, tudo através de outros usuários que já estão compartilhando na rede.
Basicamente, a velocidade vai depender do número de usuários que já possuem aquilo que você está querendo baixar, lembrando também os softwares do tipo P2P – peer-to-peer -, onde os arquivos eram baixados diretamente de um usuário. No BitTorrent, depois de encontrar aquilo que você quer baixar, baixa aguardar enquanto o software o conecta aos outros usuários e inicia o download.
Como instalar o BitTorrent para Windows
No início da instalação, você pode selecionar o idioma desejado. Um pacote de instalação de traduções para o BitTorrent será baixado, permitindo usar o programa totalmente em Português.
O instalador irá se encarregar de criar configurações de portas e exceções de firewall para a utilização apropriada do BitTorrent, bem como a associação de extensões de arquivos .torrent e links magnéticos para baixar torrents diretamente de sites especializados.
O BitTorrent costuma oferecer downloads especiais e gratuitos, geralmente de artistas e músicos, para download de músicas diretamente com o client de torrent. Desmarque a opção abaixo da oferta caso não seja de seu interesse. Você também pode desmarcar a opção de instalação Install the Toolbar para não instalar a extensão de navegadores que facilita a busca de arquivos “.torrent”. Também fica a seu critério a instalação de antivírus PSafe em seu PC. Clique em “Eu não aceito” se não for desejado e clique em Finalizar.
Na tela inicial da versão do Windows, você pode seguir um pequeno passo a passo fornecido pelo BitTorrent que mostrará como você pode adicionar um novo torrent, baixar torrents e buscar os arquivos que você precisa. Apesar de algumas diferenças visuais, tanto a versão para Windows como a versão para Mac funciona de forma parecida.
Infelizmente, o BitTorrent não possui um sistema de busca ‘anexado’ ao seu software, sendo necessário que você procure alguns sites de torrent que possam ter seus arquivos. Depois de baixar o ‘torrent‘, basta executá-lo com o BitTorrent e esperar enquanto o download é realizado. Vale lembrar que, clicando no nome do arquivo, você poderá visualizar informações sobre o processo de download.
Estes dados incluem a velocidade de download, a velocidade de upload, uma vez que você também passa a fornecer este arquivo para outros usuários, o total baixado e o tempo total estimado para que o download seja concluído. Uma das vantagens do BitTorrent é a inclusão de um player, permitindo que você comece a assistir um filme, por exemplo, antes mesmo do fim do download.
Clicando com o botão direto sobre a tarefa, você pode fazer alguns ajustes, como limitar a velocidade de download e de upload do arquivo e até mesmo determinar o total da banda de internet que será alocada para esta tarefa, ideal para baixar arquivos urgentes na maior velocidade possível. Vale lembrar que isso pode diminuir a velocidade de sua conexão em outras tarefas. Quando o download for concluído, clique em ‘Torrents’ na lateral esquerda e seleciona a opção ‘Concluído’ para acessar o arquivo.
Talvez uma das funções mais interessantes do BitTorrent seja a presença de um leitor RSS. No Mac, você pode adicionar Feeds através da opção ‘Add Feed‘ no canto superior. Já na versão para Windows, selecione o atalho Arquivo > Adicionar Feed RSS. Coloque a URL do Feed na tela seguinte e defina se você deseja baixar tudo automaticamente. Para acompanhar seus sites e blogs favoritos, simplesmente clique em Feeds na lateral esquerda.
Infelizmente, o protocolo BitTorrent está fortemente associado à pirataria, uma vez que muitos usuários utilizam a facilidade de transferência de arquivos para compartilhar downloads ilegais. Logicamente, adquirir cópias digitais de mídias físicas que você possui – como DVD’s e CD’s – pode ser a principal vantagem desse protocolo.
Além disso, você também pode se aproveitar do BitTorrent para compartilhar arquivos com seus amigos, criando um novo torrent através do software e fornecendo a URL do mesmo para os destinatários. Desta forma, sempre que você estiver conectado, eles poderão efetuar o download do arquivo, embora também existam opções mais simples, como o Google Drive e o Dropbox, para compartilhamento em nuvem.
Usabilidade simples e interface limpa são apenas algumas vantagens do BitTorrent em relação a alguns de seus concorrentes. O uTorrent é outra opção bastante explorada, e que faz parte da mesma empresa do ‘BT’. Para os que desejam compartilhar ou mesmo baixar arquivos via torrent esta é, com certeza, uma das três principais opções.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...