"Com o GBWhatsapp você pode usar temas, personalizar, colocar senhas e não aparecer online"
3 minutos de leitura
0
Índice
ToggleO Whatsapp é um aplicativo de mensagens que está na lista dos mais baixados de toda a história dos smartphones. O app tem várias ferramentas para facilitar a comunicação ou, para outras pessoas, atrapalhar. É o caso de questões como o tique duplo para indicar a leitura da mensagem pelo receptor, a indicação da última hora em que a pessoa esteve ativa e também a de quando a pessoa está online.
Tais ferramentas e mais outras passaram a ser mais implantadas depois que o app foi comprado pelo dono do Facebook, Mark Zuckerberg. Algumas são retiráveis, como o tique duplo de leitura, mas a indicação de quando o usuário está online não é passível de remoção. Assim sendo, pode ser um certo transtorno para algumas pessoas, por variadas razões. O tique duplo de leitura (azul) pode ser retirado se, por exemplo, a pessoa recebe muitas mensagens e nem sempre tem tempo para responder a todas. Já a indicação de online pode ser transtorno também se o usuário estiver num momento de folga e não quiser ficar disponível para contato com clientes, por exemplo, naquele momento.
Para resolver essas e outras demandas dos usuários, alguns desenvolvedores criaram aplicativos paralelos ao Whatsapp, usando sua estrutura para conseguir funcionar. Um deles é o GBWhatsapp, app que permite várias funcionalidades, como instalação de temas diversos, retirada da indicação de “online”, retirada de notificações, possibilidade de mandar arquivos maiores de áudio e vídeo, colocar senhas em conversas, dentre outras formas de personalização.
Uma outra característica vantajosa do GBWhatsapp é a de que, com ele, um usuário que use dois chips poderá então ter duas contas de whatsapp rodando no mesmo aparelho. Isso pode facilitar muito caso você tenha uma conta pessoal e outra comercial, por exemplo, garantindo uma melhor comunicação com clientes, fornecedores, fontes, dentre outros.
Mas neste texto daremos destaque à função de aparecer off-line. Como já dissemos, ela pode ser útil em várias ocasiões e permitir a qualquer usuário que desfrute de um período sem ser incomodado pelos contatos do whatsapp.
Passo 1 – Vá até as configurações do aplicativo, nos três pontinhos que ficam situados na parte superior direita da tela inicial, assim como no Whatsapp original.
Passo 2 – Vá até a seção de privacidade, onde aparecerão os menus de “ocultar online”, “ticks azuis”, “segundo tick”, “escrevendo”, “gravando”, “microfone azul” e “hide view status”. Neste caso, como queremos focar no status online desaparecendo, vamos em “ocultar online”.
Passo 3 – A partir daí, você fica automaticamente off-line. Se ainda quiser que ninguém veja a última hora em que esteve online, também pode tocar em “hide view status”.
Como se pode deduzir, também há outras opções no menu de privacidade que garantem ainda mais sigilo na navegação ao usuário. Um deles é o dos ticks azuis, que já é possível de ser retirado até do próprio Whatsapp comum, assim como também é possível retirar nele o recurso de “visto pela última vez em”. Dependendo de como é o estilo de vida do usuário, podem ser úteis e garantir menos transtornos.
Outro é do segundo tick, onde o remetente sequer saberá se a mensagem chegou ou não ao destinatário. Isso não é possível no Whatsapp normal, onde pelo menos quem envia tem a segurança de que a mensagem chegou. Mas, como já dissemos, se você quer ficar anônimo isso pode ser vantajoso.
Retirar as funções da visualização do “escrevendo”, no caso de digitação, e do “gravando”, em caso das gravações de voz, já parece exagero, uma vez que só aparecem para a pessoa que está na mesma janela de conversa, mas ainda assim pode haver quem queira habilitar. O processo é o mesmo dos outros menus, bastando ir na seção de privacidade e tocando em cima deles.
Já o “microfone azul” pode ser mais útil, já que no Whatsapp normal, mesmo quando o usuário tira todas as opções possíveis de ticks duplos e última visualização do perfil, a cor da ferramenta de áudio denuncia quando o usuário ouviu ou não um áudio, ficando azul ou não. Com o GBWhatsapp o ícone de áudio não muda de cor e assim o usuário permanece anônimo.
Como não é um app oficial do Whatsapp, seu uso envolve riscos como perda de dados e de conversas. Alguns desses apps foram inclusive banidos, mas os criadores do GBWhatsapp garantem que conseguiram burlar o mecanismo de identificação e que o app é seguro para uso. Em todo caso, sempre é bom fazer backups.
Lembramos também que, como não é um app oficial, ele não está na Google Play Store, portanto suas atualizações envolvem um processo diferente dos apps oficiais, sendo necessário o download da nova versão e sua posterior instalação, num processo que já ensinamos em uma outra matéria, além de outras funcionalidades: GBWhatsapp: Saiba como baixar e instalar o MOD para WhatsApp que habilita temas e novos recursos.
Sem resultados
Reset