Windows 10 - Usando o Gerenciador de Tarefas

"Gerenciador sofreu modificações no Windows 8 e possui uma série de recursos"

4ae73c9
Por Italo Carvalho
07 out, 2015

2 minutos de leitura

0

Aggregate score based on 0 reviews

Windows 10 - Usando o Gerenciador de Tarefas

Já mostramos as diversas maneiras de acessar o Gerenciador de Tarefas, mencionando a importância desta ferramenta para os usuários e, de forma sucinta, como ela pode ser útil para correção de alguns problemas que podem ocorrer em seu computador.

A partir do Windows 8, o Gerenciador sofreu algumas alterações visando uma melhoria de interface e na execução de algumas operações. Abaixo, mostramos como executar algumas das principais funções do Gerenciador.

Gerenciando Processos

A visão básica do Gerenciador de Tarefas não exibe todos os aplicativos abertos – apenas aqueles em primeiro plano – e muito menos informações sobre consumo de memória ou de disco por parte das aplicações. Esta interface serve apenas para encerrar um aplicativo rapidamente, em caso de travamento por exemplo.

gerenciador de tarefas windows 10

Clique na opção Mais Detalhes para exibir a lista total de processos sendo executados no Windows, como processos em segundo plano. Além disso, é possível ver o consumo da CPU, Memória RAM, Disco e de Rede de cada aplicação que está sendo utilizada no momento. Ou seja, se seu computador estiver lento, basta identificar aquela aplicação com maior consumo de RAM ou CPU, por exemplo.

gerenciador de tarefas windows 10

Nesta aba, você também encontra processos do Windows, algo de suma importância, pois permite que usuários “leigos” possam diferenciar o que são aplicações do próprio Windows de aplicações “maquiadas” que podem danificar seu PC, uma vez que elas ficarão em uma zona distinta dos processos do sistema operacional.

Ainda assim, caso você tenha dúvidas sobre a procedência de um processo, basta clicar com o botão direito sobre o mesmo e selecionar a opção “Pesquisar Online”. Automaticamente, o sistema fará uma busca pelo processo na internet, exibindo os resultados em seu navegador padrão.

gerenciador de tarefas windows 10

Desempenho do Sistema

A segunda aba do Gerenciador de Tarefas traz ferramentas de monitoramento do desempenho do sistema – mais especificamente, do Processador (CPU), da Memória RAM, do HD (ou SSD), e da Rede. Clicando em cada uma das opções, é possível acessar dados específicos sobre a utilização do hardware pelo sistema. Além disso, pode ser uma alternativa para descobrir o número do seu IP, através da aba Rede.

gerenciador de tarefas windows 10

Histórico de Aplicativos

Este campo mostra o histórico das aplicações Metro, exibindo o que foi consumido por cada um, desde o tempo de uso da CPU até a quantidade de dados consumidos através da rede, o que pode ajudar a identificar o responsável por consumir sua “banda” de Internet.

gerenciador de tarefas windows 10

Inicializar

Talvez uma das principais abas do novo Gerenciador de Tarefas. Aqui você pode verificar todos os processos e aplicativos que são iniciados junto com o sistema, com informações sobre o impacto de cada um desses apps na inicialização do Windows. Ou seja, rapidamente você pode identificar programas responsáveis por deixar mais lenta a inicialização do sistema e desabilitá-los com apenas um clique.

gerenciador de tarefas windows 10

Usuários, Detalhes e Serviços

A aba “Usuários” lista os usuários ativos no computador. Claramente a aba se torna útil apenas para aqueles que possuem mais de um usuário no mesmo computador, sendo possível “desconectar” algum usuário e fechando os programas que podem estar abertos na sessão dele. O procedimento pode exigir acesso de Administrador.

Já “Detalhes” nada mais é do que uma versão mais “técnica” do gerenciador de Processos, da mesma forma que funcionava em versões anteriores ao Windows 8. Além da função de desabilitar, é possível determinar a prioridade de cada processo que está sendo executado. Por fim, encontramos a área “Serviços”, que foi modificada para se tornar mais simples reiniciar serviços executados no sistema.

Como informamos anteriormente, apesar desses recursos passarem despercebidos pela maioria dos usuários, eles são de grande importância para corrigir alguns problemas simples, principalmente relacionados a softwares. Além disso, o Gerenciador de Tarefas traz todas as informações básicas de monitoramento do sistema.

Se ainda assim você experimentar problemas no seu PC, tente alguns desses programas de Manutenção de Sistema.

Comentários