"Programa capaz de gerenciar Boot Loaders e tornar partições comuns em discos inicializáveis."
Por Paulo Silva
Atualizado em 22/06/24
3 minutos de leitura
Índice
ToggleComumente utilizado em sistemas com DualBoot, EasyBCD é um pequeno software capaz de restaurar e criar Boot Loaders (arquivos de inicialização de sistema), a fim de solucionar erros ou permitir que sistemas operacionais sejam executados em unidades móveis como Pendrives ou partições em HDs comuns e externos.
Cientes deste ofício, usuários o buscam no sentido de criar sistemas “bootáveis” para dar suporte a outros e ao mesmo tempo, fazerem uso de múltiplos sistemas, ampliando experiências. O programa permite gerar Boot Loaders de sistemas mais antigos como Windows XP, Vista e 7, além do Ubuntu e MacOSX.
O EasyBCD é uma ferramenta poderosa e requer cautela durante o seu uso. Muitos usuários o consideram um dos últimos recursos de recuperação, quando não há muito a ser feito. Intervenções a nível de Boot Loader só poderão ser feitas, utilizando o EasyBCD, se este puder ser executado em um sistema em pleno funcionamento.
Suas funções são organizadas em uma coluna que cruza toda a extensão vertical esquerda e permitem, quando acessadas, visualizar o que o programa é capaz de oferecer. Infelizmente, podem não ser facilmente compreendidas por não haver suporte para o português de Portugal nem o Brasileiro, mas é possível deduzir e se instruir com base no detalhamento das abas a seguir.
Esta aba é voltada para a exibição de informações detalhadas do gerenciador de boot (Boot Manager) em vigor. Mostra também o aspecto geral do boot, identificando e exibindo todos os Boot Loaders no disco.
Em PCs com múltiplos sistemas é possível visualizar, nesta aba, a ordem de escolha do Sistema ou como os sistemas estão ordenados no Menu de Boot. Determine o sistema padrão ou configure o Gerenciador de Boot para que não inicie nenhum até que o usuário escolha qual utilizará.
Um tempo pode ser definido para que o Gerenciador o use, iniciando automaticamente o sistema apontado como padrão caso nenhuma escolha seja feita pelo usuário, ou ainda iniciar o sistema padrão sem apresentar escolhas, direto. Esta função nos dá também a opção de renomear, mover ou deletar um BootLoader.
Como a função já nos leva a crer, seu ofício é criar o BootLoader do sistema que desejar. Dentre as opções estão versões clássicas do Windows que vem desde a DOS 6X, passando pelo Windows NT, ME e até o mais recente, Windows 8.
Há ainda vários gerenciadores de Boot do Linux como o Lilo, Grub, Grub2, FreeBSD e SysLinux além do Mac OSX e NeoGrub. Esta função oferece ainda a possibilidade de aplicar BootLoaders em mídias removíveis, tornando Sistemas Operacionais capazes de serem carregados à partir destas unidades de armazenamento móvel.
Esta Guia oferece alterações no comportamento do seu BootLoader, devendo ser manipulada de modo prudente e com ciência das alterações que cada opção poderá causar. A princípio, deve-se selecionar um BootLoader dentre os identificados, existentes no seu HD/SD ou qualquer que seja sua unidade de armazenamento.
Logo que apontado o BootLoader, são carregadas opções referente a este sistema, em submenus logo a baixo. Algumas destas opções fazem referência a “Inicialização no modo de Segurança”, alteração da unidade raiz ou iniciar o Sistema em Kernel Debug Mod. São opções para usuários avançados, e como foi dito, cientes das alterações. Algumas das opções podem levar o sistema a completa inutilização.
Boot Configuration Data ou BCD é objetivamente “Dados de Configuração da Inicialização”. Estes dados são de extrema importância para o correto comportamento do Boot e do Sistema Operacional. Esta Guia oferece a função de Backup e Restauração destes dados. A primeira trata-se de uma cópia de segurança do arquivo original, uma prevenção contra danos, já a segunda cuida obviamente de restaurar estes arquivos em caso de dano consumado, quando o Sistema se mostra deficiente e incapaz de inicializar normalmente.
Esta aba guarda a função capaz de gerar “discos” inicializáveis ou tornar unidades removíveis e móveis em unidades de Inicialização de Sistemas. Crie unidades de inicialização padrões MBR que podem ser de Windows XP, Vista ou Seven (7). De forma simples, utilize a caixa de diálogo chamada “Partition”. A partir dela selecione o dispositivo ou partição de qualquer disco para que seja convertida em uma unidade inicializável e capaz de dar arranque a um Sistema, pré selecionado nas opções.
Esta Guia detêm várias ferramentas úteis, a maioria inclusive já faz parte do Windows porém não são de completo domínio dos usuários. Neste sentido o EasyBCD vem facilitar, as expondo e tornando o acesso mais objetivo.
Dentre as ferramentas disponíveis, algumas são voltadas para reparo e restauração como a “Windows Vista/7 System Restore CDs” que possibilita a criação de discos de restauração para os sistemas citados e a “System Restore” que nada mais é que a conhecida Restauração do Sistema.
Enquanto uma ferramenta oferece acesso ao Painel de Controle, outra bem interessante, criada pelos desenvolvedores do EasyBCD, conhecida como iReboot, trata de facilitar a alternância entre os sistemas presentes no PC criando um atalho na barra de tarefas, onde a partir dele, é possível alternar para qualquer outro sistema presente no PC de forma bem rápida e prática, evitando o burocrático método tradicional.
O programa é bem eficiente, trazendo bons motivos para redobrar atenção ao aplicar ações durante seu uso. Do mesmo modo que demonstrou poder nas ações requeridas, se mal aplicadas, pode desorganizar, subscrever e apagar Boot Loaders ativos, tornando o “despertar” do seu sistema difícil ou pior, impossível. Com sucesso na criação e gerenciamento de BootLoaders, o EasyBCD pode ser uma ótima opção, porém, na criação de mídias removíveis bootáveis pode ser mais prudente utilizar o HP USB Disk Storage Format Tool, por exemplo.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...