"Testando a Estabilidade do Sistema Windows com o programa AIDA64."
1 minuto de leitura
0
Na segunda parte do nosso tutorial sobre o AIDA64 vamos aprender como utilizar e interpretar os dados de uma de suas principais ferramentas: A System Stability Test – Teste de Estabilidade do Sistema – localizada na barra de ferramentas do programa ao lado do ícone “Relatório”.
O objetivo do Teste de Estabilidade do Sistema é verificar possíveis falhas que eventualmente estejam causando instabilidade. O procedimento pode ser feito manualmente, mas recomenda-se sempre o uso de softwares específicos pois muitas vezes é difícil mensurar todos os dados.
Clique no ícone do System Stability Test ou vá em Ferramentas > Teste de Estabilidade do Sistema. Uma nova janela será aberta onde temos acesso aos dados de Temperatura (Temperatures) da Placa Mãe (Motherboard), da CPU, dos núcleos da máquina e também do HD. Clique em “Start” para iniciar a analise e note que o gráfico de estabilidade começa a se formar.
O consumo de temperatura por cada componente pode ser medido via gráfico: Motherboard em amarelo, CPU em cinza, o Processador em verde ou azul e o HD em marrom. O ideal é que o usuário permita que o teste se prolongue por cerca de uma hora, período após o qual será possível captar todas as variações de temperatura.
Clicando na aba Statistics, temos uma forma simplificada do gráfico, com as informações dispostas numa tabela, o que sem dúvida facilita a consulta. Note que todos os componentes exibem três valores distintos: Minimum (mínimo), Maximum (maximo) e Average (media).
O primeiro, Minimum, mostra o consumo mínimo esperado para que o dispositivo funcione corretamente, enquanto os valores em Maximum, mostram o suportado. Valores que ultrapassem ou aproximem-se do máximo indicam que o sistema não esta de fato estável e que existem falham provocando o consumo excessivo.
O ideal é que os valores mantenham-se próximos do exibido na coluna três, Average. Valores medianos indicam que o sistema esta estabilizado. Perceba que os valores podem mudar drasticamente entre os diferentes componentes. Fique atento a tais variações, pois elas auxiliam a identificar potenciais falhas.
Sem resultados
Reset