"Programas de video streaming são a aposta para integrar internet e televisão num só lugar."
4 minutos de leitura
0
Índice
ToggleEmbora se diga que a Internet é a maior rede de comunicação da atualidade ela está longe de possuir a mesma penetração que meios tradicionais como impresso, rádio e a própria tv possuem. Esta última, aliás, continua sendo o veiculo de transmissão mais usado não só no Brasil, mas em outros países, mesmo naqueles em que a internet já é considerada bem do cidadão e seu acesso garantido pelo Estado.
Até mesmo o Google, pretende abarcar o público das Tvs por meio do seu ambicioso projeto denominado de Google TV. A tecnologia visa trazer uma programação televisiva criada pelo próprio usuário, que conseguirá, por meio de controles remotos (smartphones com Android, dispositivos específicos e até comandos de voz), buscar por conteúdos disponíveis pela internet usando uma barra de pesquisa rápida inserida na tela.
Mas esta não é a primeira tentativa de se unir TV e internet no mesmo espaço. Programas que utilizam a tecnologia streaming para capturar vídeos e áudio são muito populares e aqui no Zigg estão entre os mais procurados. Se você ficou encantado com a possibilidade de assistir TV no PC preparamos um lista com os 3 mais populares serviços de vídeo streaming da rede.
O MegaCubo é o mais usado pelos usuários brasileiros e esta popularidade tem uma explicação: a aplicação é 100% brasileira, além de gratuita, permitindo assistir canais da Tv aberta e fechada. O programa possui um catálogo de links de transmissões onde você simplesmente seleciona o canal, onde está dividido entre as categorias de filmes, entretenimentos, desenhos, política, esporte e muito mais.
Caso não tenha o canal que queira, basta ir no site do fabricante e baixar o pacote de canais ou clique aqui. Após instalar o programa, ele abrirá a interface inicial automaticamente. Note que alguns canais pré-configurados já podem ser visualizados. Clique naquele de sua preferência para abri-lo. É importante que você feche quaisquer outras aplicações como rádios online, downloads e sites em Flash, caso contrário o número de bugs será alto tornando praticamente impossível ver o conteúdo.
A programação é exibida imediatamente na parte direita da janela, mas você pode expandir a mesma para que ocupe toda a janela, basta clicar sobre o ícone “Mostrar ou ocultar menu de canais”. Se nenhum dos canais ali presentes for do seu agrado, a opção “Procurar” (Ctrl+F) e digitar o termo desejado no campo “Buscar”. Uma lista com os resultados mais relevantes surge em baixo, clique sobre o escolhido para atualizar a programação (trocar de canal).
Na opção “Ativar Mini-player”, o usuário reduz o tamanho da janela de modo que o conteúdo da mesma seja exibido no canto inferior direito do monitor, já a opção “Canais sendo assistidos” mostra os canais de maior audiência no momento, ou seja, aqueles com o maior número de visualizações, assim como os programas exibidos naquele momento. Outra grande novidade é que agora o aplicativo conta com integração com serviços como Twitter, GTalk, chats e até o maior site mundial de hospedagem de vídeos, o YouTube.
O mais legal do MegaCubo e que acaba por ser um diferencial em relação aos demais aplicativos de vídeo streaming é o fato dele incluir uma serie de outros serviços não relacionados diretamente com sua função original. Você pode, por exemplo, conversar com seus amigos no GTalk e outros usuários do serviço por meio da opção “Bate-Papo”. Você também pode passar o tempo curtindo alguns jogos na área de games ou mesmo visualizar vídeos do Youtube.
Como todos os vídeo streaming nada é perfeito e com o MegaCubo não é diferente. A programação em sua maioria é internacional e sem legendas. Existem canais em português, mas mesmo esses não são transmitidos com a qualidade de áudio e vídeo que se espera. Outro ponto negativo é necessidade de uma boa conexão com a rede. Embora o desenvolvedor afirme que com 600 kbps se possa assistir qualquer programa, a verdade é que conexões inferiores a 1 mega não transmitem o sinal de forma satisfatória.
Bem mais simples que o anterior, o KTV Player possui uma interface pobre, mas é bem direto no que se propõe. O que o usuário quer é ver TV? Então é exatamente isso que ele terá. Basta escolher a categoria, depois selecionar o canal que quer assistir e pronto, se sentar em sua cadeira e relaxar com todos os recursos que o aplicativo pode lhe oferecer.
O programa é gratuito, mas diferente do MegaCubo sua programação é um pouco mais restrita, além disso ele usa um sistema diferente de streaming que divide o conteúdo do programa exibido no momento de modo que seu carregamento seja efetuado mais rapidamente. Nos botões de atalho localizados na parte superior da janela do KTV, encontramos uma série de opções.
Entre elas está “Abrir URL”, aqui o usuário pode inserir o endereço de um determinado vídeo na Web para que o programa carregue-o e exiba da mesma forma que fazia com um canal online. Outra opção que merece ser mencionada é a “Player KTV”, que reduz o aplicativo ao seu modo resumido, onde apenas o player permanece visível, eliminando demais elementos. A lista de canais acessados é fixa e pode ser visualizada no topo, separados por assunto – como mencionado anteriormente. Basta escolher o canal para que a programação do mesmo seja carregada e exibida.
O número de canais, embora limitado, possui conteúdo variado, assim como uma série de canais com programação em português. Ele carrega o conteúdo mais rapidamente que os outros aplicativos do gênero.
Em compensação, a qualidade da imagem é reduzida em quase 50%. Significa que quanto mais rápido o vídeo carregar, pior ficará sua resolução. Além disso – como já foi mencionado – o número de canais é um tanto limitado, o que pode cansar facilmente aqueles que preferem ver Tv na própria Tv.
É o azarão da nossa lista. Não que ele seja ruim, mas peca em alguns detalhes que o fazem levar a medalha de bonze na nossa lista. O programa possui mais de 500 canais, 80 estações de rádio, além de suporte para plug-ins, skins e ícones. Ao utilizar o TV-Browser pela primeira vez, uma tela para que sejam escolhidas as configurações aparecerá. Se você usa um proxy para se conectar a internet, deve configurar para que o programa acesse a internet corretamente.
Ao clicar em “Next” ele irá verificar a lista de canais disponíveis e depois ainda precisa definir se as imagens vão aparecer na sua lista. Quando o programa estiver totalmente configurado, basta selecionar o seu canal preferido e começar a assistir. Infelizmente, não existem canais em idioma nacional e mesmo aqueles de outros países tem exibição restrita para IPs de outras nações, quer dizer que um usuário brasileiro, não terá acesso a todos os canais dos EUA, por exemplo, por que alguns são exclusivos de usuários Norte Americanos.
Na verdade, não há grandes motivos para usá-lo, a menos que esteja procurando por canais de variedades, que aqui são centenas!
Sem suporte ou canais em idioma nacional. Interface confusa e pouco usual. Demora no carregamento da programação.
Entre os 3 programas analisados, o MegaCubo dispara na frente como a melhor opção, embora o KTV Player possua mais canais nacionais. O Tv-Browser não permite a visualização de todos os canais e não possui programação em português. O primeiro, também se destaca por ser integrado a redes sociais e a outros serviços de entretenimento. Na dúvida, baixe os três e teste você mesmo, veja qual deles se adequa melhor as suas necessidades e deixe um comentário pra gente sobre o que achou de cada um.
Sem resultados
Reset