"Aprenda a retocar retratos rapidamente com este tutorial."
2 minutos de leitura
0
Neste tutorial vamos aprender algumas técnicas bastante úteis para retocar retratos usando o programa para edição de imagens queridinho de todos: o Photshop. Embora existam vários livros sobre o assunto, o objetivo deste tutorial não é o de tornar você um expert em edição de imagens. Na verdade, mesmo tais livros não possuem esta capacidade. Trabalhar com o Photoshop é algo que requer dedicação, paciência e muito estudo.
Portanto nosso objetivo aqui é apenas compartilhar algumas dicas. O que mostraremos, o retoque de retrato, pode ser feito de várias formas diferentes e esta aqui é apenas uma delas. Use-a como base se quiser e altere o que achar necessário. Primeiro precisamos escolher uma imagem, no nosso caso trabalharemos com a imagem abaixo, que pode ser baixada Clicando Aqui.
Para facilitar nosso trabalho (e o seu) recomendamos gastar alguns minutos antes para organizar nossa área de trabalho. Para esta atividade usaremos a paleta de ferramentas (Toolbar palette), a paleta layers (Layers palette) e a paleta história (History palette).
As ferramentas Liquify são incrivelmente úteis em recursos de moldagem sem destruir muita informação. Observe a imagem abaixo e veja como ela se aplica as várias áreas da mesma figura:
Primeiro abra o painel Liquify (Filter> Liquify), selecione Forward Warp Tool e use-o para empurar o queixo um pouco para dentro. Repita este processo com o pescoço também, deixando-o mais afinado. Já para a face, usaremos a ferramenta Bloat para ampliar algumas das áreas marcadas na imagem anterior. Caso você queira reduzir (ao invés de aumentar) basta mudar a ferramenta para Pucker.
Para Forward Warp Tool use as configurações apresentadas na imagem abaixo:
O tamanho do pincel pode variar de acordo com a região que você pretende modificar. Para a área de maxilar, por exemplo, usamos um brush tamanho 238 e para os lábios algo em torno dos 130. Contudo estes valores são apenas estimativas, mais uma vez, cabe a você escolher o que usar.
Embora hajam varias maneiras de limpar uma pele com o Photoshop a Clone Stamp ainda é (na nossa opinião) a que gera o melhor resultado. O segredo aqui é aplicar um Zoom em que seja possível trabalhar diretamente com as falhas de pele, sem se preocupar com o restante da figura. Feito isso, observe bem a área ao redor daquela onde você vai usar a ferramenta.
Ela servirá de base para a Clone Stamp. Posicione o carimbo sobre a área de origem e tecle Alt para selecioná-la com o mouse e defina uma opacidade (Opacity) para um valor de 30%. O segredo aqui é alternar entre valores de baixa e alta opacidade,. Tudo depende da área e do tipo de imperfeição que você quer apagar. Use a ferramenta para apagar rugas, principalmente aquelas próximas ao canto dos lábios e ao redor da parte inferior dos olhos.
Cuidado para não abusar desta ferramenta ou você vai acabar eliminando a textura natural da pele, substituindo por uma pele de porcelana que pouco corresponde a realidade.
Se a Clone Stamp não der conta do recado use o Healing Brush Spot para corrigir os problemas de pele como pequenas bolhas ou rugas independentes. A diferença desta ferramenta para a anterior é que ela não substitui a área marcada por outra equivalente. Ela faz uma analise do elemento selecionado, e o remove usando texturas e cores das regiões ao lado, preservando assim a naturalidade da foto.
As ferramentas Dodge e Burn são úteis para enfatizar os olhos e os lábios de um retrato. Selecionamos aqui as ferramenta Dodge, para ajustar a exposição em 12% e “deslizar” as áreas indicadas na figura 4.Isto ira aliviar as cores. Para criar um contraste precisamos usar a ferramenta Burn, também com exposição de 12%. Use-a na parte exterior da Iris, nos cílios e na área das sobrancelhas. O mesmo procedimento pode ser utilizado para destacar os lábios.
Cuidar dos cabelos rebeldes pode ser feito facilmente com a Clone Stamp Tool. Neste passo nós a utilizamos para se livrar dos pêlos na testa e de alguns fios de cabelo perto da orelha da nossa modelo.
No passo final, precisamos apenas adicionar um pouco de contraste para dar mais realce a imagem. Vá para Image> Adjustments> Levels ( CTRL + L ) e defina os valores como você os vê na foto logo abaixo:
Pronto. O resultado final ficou assim:
Sem resultados
Reset