Por Virgilio Mastrangelo
Atualizado em 21/06/24
4 minutos de leitura
Índice
ToggleMovie Maker 2012 é um programa da Microsoft para editar videos que permite ao usuário fazer montagens de fotos e filmes armazenados no computador. Com ele você pode criar filmes caseiros com suas imagens e vídeos de férias, apresentações animadas para trabalhos acadêmicos e profissionais.Com um clique de um mouse, você pode fazer o upload instantâneo das suas edições de vídeos para redes sociais e sites de hospedagem de vídeos, como Youtube, Vimeo e Facebook.
Como Instalar o Movie Maker 12 para PC
Clique em nosso link de download para iniciar a transferência do executável do assistente de setup do Movie Maker 12 para Windows. A versão a ser baixada tem suporte para os sistemas Windows como um todo, incluindo a nova atualização para Windows 8.1. Cliando no link “Baixar Agora” o usuário fará o download do Windows Essencials 2012, o gerenciador de programas oficial da Microsoft.
Quando a tela inicial carregar clique em “Escolher os programas que deseja instalar”. Você terá uma série de ferramentas neste pacote, que por padrão já estão marcadas. Desmarque todas elas, com exceção do próprio Movie Maker. Agora clique em “Instalar” e aguarde até a conclusão.
Clicando duas vezes sobre o arquivo que você acabou de baixar, você irá instalar o editor de vídeos da Microsft em poucas e simples etapas, e rapidamente você poderá acessar sua biblioteca pessoal de vídeos para realizar montagens com comandos fáceis, através de uma interface enxuta e intuitiva.
Para começar a usar esse editor de vídeos, você pode tanto clicar na área principal de edição para abrir o explorer do Windows e navegar entre pastas para selecionar o arquivo desejado ou simplesmente arrastar o vídeo a ser editado diretamente para a janela já aberta do Movie Maker. Você também pode acessar a função por meio do botão “Add Videos and Photos”, feito isto o arquivo será carregado e será possível pré-visualizá-lo.
Se você deseja realizar um corte específico em um determinado quadro do playback do vídeo, você pode tanto arrastar a barra de seleção da trilha de execução à direita, selecionando manualmente o quadro desejado, quanto dar um Play na pré-visualização e pausar no momento desejado.
Clique com o botão direito sobre a área da trilha de execução e selecione a opção “Split”, caso você deseje recortar uma área para inserir uma transição de vídeo ou áudio, ou simplesmente remover um determinado trecho do vídeo. Clicando em “Set Start/End point”, você determinará que aquele quadro selecionado representará, respectivamente, o Começo ou Fim da execução do vídeo, opções muito úteis para selecionar apenas uma parte específica do início ou final de um projeto. Você também pode realizar cortes precisos na Aba “Edit”.
Com esse programa é possível trabalhar com a criação de vídeos como apresentação de slides, inserindo arquivos múltiplos da mesma maneira como se faz com vídeos, e determinar vários aspectos da organização e exibição das imagens. O intervalo entre as imagens pode ser modificado e as transições entre as fotos podem ser animadas com efeitos de movimentação e zoom na Aba “Animations”.
Note que as transições podem ser inseridas individualmente ou uma única ser aplicada para todas as imagens selecionando a opção “Aplly to All” à direita da barra de opções de “Pan & Zoom”.
Na mesma aba de “Animações” você pode inserir efeitos de transição a partir de pontos já divididos anteriormente com a opção “Split”, permitindo que se dê um enfoque à mudança de cenas. Da mesma maneira que as animações de imagens fixas, as transições podem ser aplicadas individualmente entre cada secção ou para todas as divisões em “Aplly to All”.
E mesmo que não seja exatamente um Audacity em termos de recursos de edição de áudio, você pode inserir ou remover trilhas sonoras já existentes no arquivo, o que permite a criação de videoclipes caseiros, ou uma simples montagem com fotos das férias de verão com os amigos, resultando num projeto bem humorado e personalizado ao seu gosto.
Na Aba “Edit” você tem acesso tanto a esses recursos de áudio quanto de vídeo. Além de ter mais uma opção para a ferramenta de corte de vídeo, você pode inserir “fade in” e “fade out” entre as trilhas sonoras das cenas, o que garante a finalização mais agradável de trechos de músicas e transições mais suaves entre cenas.
Além disso, aqui você também pode acelerar ou diminuir a velocidade de execução de vídeo, simulando efeitos de câmera lenta, por exemplo. Se seu vídeo foi filmado à mão, e você quer dar uma arrumada para remover tremidas na imagem, clique na opção ‘Vide stabilization” e o Movie Maker 12 irá tentar corrigir automaticamente possíveis distorções na imagem.
Você pode atrasar ou acelerar a velocidade de reprodução do vídeo pra a melhor adequação a uma trilha sonora específica ainda na Aba “Edit”, ou automaticamente ajustar todo o playback para a duração da sua música com a opção “Fit to music” em “Project”.
Na aba “Project” você também pode escolher o melhor formato para a visualização e futura exportação do seu vídeo pessoal. Para telas maiores o widescreen é a resolução mais apropriada, não permitindo distorções. Em caso de exibições planejadas em monitores ou retroprojetores mais antigos, muito comum em salas de aula de colégios e faculdades, a resolução padrão pode ser a melhor opção para não haver perda na qualidade do vídeo.
Para finalizar sua apresentação, se for do seu interesse, os botões Title/Caption/Credits inserem, respectivamente, uma abertura, legendas de cenas e créditos finais em seu vídeo, que podem ser alterados e editados na Aba “Format”, podendo ter a aplicação de imagens de fundo ou cores sólidas simples, além de estilos e efeitos personalizados para dar uma acabamento rico e muito fácil de fazer.
Chega de edição de vídeos com aquele aspecto grosseiro e sem requinte. Com o Movie Make 12 você não tem desculpa para não realizar uma edição bem feita e com efeitos muito bonitos e fáceis de usar. Além de todos os recursos gráficos disponíveis nesses programa de edição de vídeo grátis, você ainda conta com uma opção muito prática na Aba “Home”, que é a “Add Music”. Clicando na seta logo abaixo do ícone, você tem a opção de usar o serviço de buscas de músicas online grátis como Free Music Archive e Vimeo.
Infelizmente, o Movie Maker não possui uma versão em Português, o que dificulta um pouco a utilização por parte de usuários que não entendam bem Inglês. Apesar disso, a presença de ícones bem ilustratrivos e muitas das opções possuírem cognatos em Português, seu uso continua simples e, com alguma dedicação, qualquer um pode editar vídeos de altíssima qualidade com pouco esforço e com excelentes resultados.
Sem resultados
ResetSem resultados
ResetCarregando download...