"Programa permite que a autenticação do usuário no Windows seja realizada através de reconhecimento facial."
Por Italo Carvalho
Atualizado em 16/06/24
1 minuto de leitura
Índice
ToggleMuitos usuários estão sempre buscando alternativas que possam aumentar a dificuldade com que outras pessoas acessam o Windows de seu computador pessoal, e possam ter acesso a arquivos pessoais ou mesmo alterar e remover arquivos importantes. A proposta do Roho Faces Logon é dificultar o acesso ao sistema utilizando o método de reconhecimento facial através da webcam do usuário.
Não há dificuldades na instalação do software, depois de baixar o arquivo o usuário deve clicar em Next, aceitar o acordo de licença, clicar mais duas vezes em Next e, por fim, em Install. O programa é pequeno e a instalação é bem rápida.
Ao executarmos o aplicativo, verificamos uma interface bem fraca, mas com funções diretas o que dá a impressão de que os desenvolvedores deram mais ênfase à funcionalidade do programa, sem se preocupar com a interação com o usuário. Apesar disso, as funções estão expostas de forma bem objetiva.
Através da opção Register Your Faces o programa utilizará a webcam para armazenar quadros do rosto do usuário. É possível registrar o rosto de várias pessoas para um mesmo usuário do Windows. Em Logged In, o Roho Faces Logon mostra capturas de vídeo das autenticações que foram realizadas com sucesso. É possível ter acesso a todas as faces registras na opção Registered Faces, assim como aos logons que não foram efetuados em Not recognized faces.
Na teoria, o Roho Faces Logon seria uma ótima ferramenta. Infelizmente, paramos na teoria. O programa não dá a opção da autenticação ser feita tanto pelo reconhecimento facial, como pela senha padrão do sistema. O que significa que, caso alguém tenha apenas a senha do sistema, o reconhecimento facial será inútil. No software existe também a opção de utilizar um pendrive como chave para autenticação do Windows, outra função “desnecessária” já que novamente, caso o “invasor” tenha apenas senha, é possível ter acesso ao sistema.
O programa é disponibilizado por apenas quinze dias, após o encerramento deste período é necessário que o usuário pague cerca de R$50,00 para continuar utilizando-o. Um valor bastante alto, para um programa de funcionalidades limitadas e que não apresenta nenhum diferencial.
Sem resultados
ResetCarregando download...